Chappie – Crítica

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— Testando Nossa Inteligência —

 

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Quanto menos falarmos sobre Chappie, melhor.

Terceiro longa-metragem do diretor sul-africano Neill Blomkamp – o mesmo do excelente Distrito 9 e do não-tão-bom-mas-também-não-tão-ruim Elysium –, Chappie apresentava grande promessa: o tema era interessante e a equipe de roteiristas (o próprio Blomkamp e Teri Tatchell) era a mesma de Distrito 9. Porém, algo deu errado. Muito errado.

O filme se passa em Joanesburgo, cidade natal do diretor, e conta a história de um jovem cientista, Deon (Dev Patel), responsável por criar uma nova e bem-sucedida linha de policiais robóticos. Os robôs, agindo de forma quasimilitar, praticamente conseguiram acabar com o crime em Joanesburgo, obrigando os criminosos a esconderem-se na periferia.

Porém, o simples sucesso profissional ainda não foi o suficiente para Deon: ele sonhava em desbravar o campo da inteligência artificial, desenvolvendo um arquivo que dotaria os seus robôs com consciência e pensamento próprio. Ele consegue e, contra a vontade de seus superiores, implementa o arquivo em uma unidade defeituosa. O problema é que, justamente enquanto ele faz isso, ele é sequestrado por um grupo de criminosos (formado pela dupla de músicos sul-africanos, Die Antwoord, também responsável pela trilha do filme). Desnecessário dizer que a dupla resolve treinar o protótipo de Deon, batizado Chappie (e interpretado por Sharlto Copley, um dos atores favoritos de Blomkamp), para cometer crimes. Ah, Hugh Jackman e Sigourney Weaver também estão no filme.

O grande problema de Chappie é que a história inteira começa a ficar boba muito rapidamente e todos os personagens desembocam para a caricatura. Hugh Jackman, o grande vilão do filme, é incrivelmente unidimensional em sua interpretação, destituindo seu personagem de qualquer tipo de profundidade. O roteiro não ajuda; ele é cheio de frases fracas e situações inverossímeis e termina com uma miríade de clichês.

A direção é irregular e não se preocupa em consertar os problemas do roteiro – o que leva a crer, assustadoramente, que Blomkamp nem chegou a perceber que existiam problemas em primeiro lugar. Infelizmente, o diretor perde a oportunidade de desenvolver o tema do seu filme e construir um diálogo sério sobre os perigos de uma polícia automatizada e as questões morais de criar-se inteligência artificial. No final, uma discussão rasa sobre morte e eternidade é o máximo que o filme consegue fazer.

É uma pena: Blomkamp apresentou grande potencialidade quando estreou com Distrito 9, mas após dois filmes que ficaram aquém dos expectativas – sendo que eles foram ficando progressivamente piores –, é bem provável que Hollywood tenha encontrado seu novo Shyamalan. E, acredite em mim, ninguém quer ser Shyamalan.

Trailer

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

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