Tamo Junto – Crítica

1 vote, average: 2,00 out of 51 vote, average: 2,00 out of 51 vote, average: 2,00 out of 51 vote, average: 2,00 out of 51 vote, average: 2,00 out of 5 (1 votes, average: 2,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.

(Não) Tamo Junto

Tamo Junto critica

Tamo Junto é o terceiro longa-metragem que o famoso filho da PUC-RJ, Matheus Souza, assina como roteirista e diretor.  No papel, a história gira em torno de Felipe (Leandro Soares), um jovem de 27 anos que termina o namoro a fim de curtir a vida. Na realidade, ou melhor, na tela, a câmera parece mais preocupada em seguir as aventuras de seu melhor amigo de escola.

Nerd, sem habilidades sociais e fora dos padrões de beleza, Paulinho decide que o reencontro com Felipe é a “chamada para aventura” (do filme) de sua vida. Se esse desvio de foco do enredo principal soar estranho, é válido lembrar que o intérprete do protagonista-travestido-de-coadjuvante, Paulinho, é ninguém menos que… o próprio diretor.

Tamo Junto quer falar da geração Y: Com um ar descontraído e referências à cultura Pop, questões como a superficialidade das relações pessoais e as frustrações profissionais são pinceladas. Claro, tudo de forma irreverente e descompromissada. Afinal, estamos falando de uma comédia romântica de apelo comercial, assustar a audiência com problematizações reais não seria cabível!

O filme pretende ser feminista através do enfraquecimento de suas figuras masculinas: um perdido na vida e um geek que mora com a mãe. Muito bem. Quanto às personagens femininas? Bem, uma adolescente drogada e hiperssexualizada, mas de coração sensível (Alice Wegmann); uma mocinha cujo complexo de princesa da Disney a faz escolher o casamento com um homem que não ama (Sophie Charlotte); uma mãe superprotetora e histérica, outra que seduz as conquistas da filha, uma namorada com tendências psicopatas e assim por diante… Compreensível, como exigir construções complexas de um produto de Mercado?

Tamo Junto também quer ser Cinema autoconsciente e autorreferente. Cinema Moderno com M maiúsculo, que traz The Big Bang Theory, American Pie, Rocky e a Primeira Noite de um Homem – tudo em menos 100 minutos! É verdade que a linguagem cinematográfica fica de lado em favor de uma estética televisiva, mas os jovens espectadores não iriam gostar se fosse diferente.

Tamo Junto é tudo que se propõe a ser – e seu problema é justamente esse. O filme é um retrato da juventude de seu tempo: irresponsável, raso, egocêntrico, bobo e o pior de tudo – metido a esperto.

Matheus Souza, aceitando ou não o título de “voz cinematográfica da geração Y”, é o único representante da mesma com acesso direto ao público de massa. Dito isto, uma referência pop que o diretor parece ter esquecido: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Em tempo, não “Tamo Junto”.

Sobre o Autor

Priscilla Signorelli
Cinéfila de alma antiga que prefere Technicolor a CGI, mas assiste de Marvel a Bergman com prazer. Divide o tempo útil entre a Crítica e a Cinemateca do MAM, enquanto sonha em viver de Cultura. Pseudo-poetisa e roteirista nas horas vagas.

Comentários
Fear The Walking Dead: Mais Drama, Menos Suspense
segunda-feira, 18h00
Fear The Walking Dead: Mais Drama, Menos Suspense

    Uma das séries mais esperadas do ano acaba de estrear no Brasil. Fear The Walking Dead, a companion series de The Walking Dead foi exibida ontem pela AMC…

Ver Post
Sobre a Estreia da Nova Temporada de The Voice Brasil
domingo, 19h47
Sobre a Estreia da Nova Temporada de The Voice Brasil

  A estreia de The Voice Brasil 2016 começou arrebentando no ibope com excelentes índices de audiência. Um dos pontos altos da noite e o momento mais bonito do programa…

Ver Post
Netflix Encomenda Nova Temporada de Gilmore Girls
segunda-feira, 21h14
Netflix Encomenda Nova Temporada de Gilmore Girls

  Netflix, mais conhecida como a santa salvadora de todas as séries defuntas, acaba de anunciar seu mais novo projeto de salvação. Gilmore Girls, série exibida pela Warner Channel no…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com