Som de Segunda – Top 5 Curiosidades Sobre os Clipes do Coldplay

 

O Coldplay lançou em seu site uma linha do tempo composta pelos momentos-chave da trajetória da banda desde o começo de suas atividades até o presente, incluindo a paródia musical do seriado Game of Thrones (veja nosso post sobre ela aqui).

Essa linha do tempo é interativa e repleta de histórias de bastidores reveladas por seus próprios integrantes ou por sua equipe. Trata-se de algo que leva um esforço hercúleo para fazer, mas que vale a pena, pois é um verdadeiro tesouro para fãs antigos e novos, que podem se deliciar descobrindo os pequenos momentos que formaram uma das maiores bandas da atualidade.

E foi com base nessa linha do tempo que o Pipoca e Guaraná reuniu as 5 maiores curiosidades sobre os clipes do Coldplay!

 

coldplay-des

 

5) Speed of Sound

Pode parecer mais ou menos recente, mas essa gravação foi feita em 23 de Maio de 2005. Segundo o próprio Chris Martin, “esse clipe foi dirigido por Mark Romanek no mesmo estúdio onde grande parte do filme O Mágico de Oz foi gravado. Por trás da tela luminosa, tinha uma escada que nós subíamos e descíamos entre um take e outro (provavelmente em um esforço para emagrecer). Mani [Gary Mounfield], do Stone Roses, me viu comendo um bolo alguns dias antes e me disse: ‘Ninguém gosta de um pop star gordo, Chris’.”

 

 

4) The Hardest Part

Sobre a gravação de 3 de Março de 2006 na Flórida, Chris Martin afirma: “Música horrível, bom clipe. A senhora* nesse vídeo (dirigido por Mary Wigmore) não estava viva quando o fizemos. Isso porque metade dele foi gravada em 1982 e nossa parte foi feita 24 anos depois. A magia do cinema! *O nome dela era Barbara e o dele era Spence.” Além disso, esse clipe quase contou com uma participação mais que especial. O pai de Chris, Anthony Martin, estava passando um feriado nos EUA e o cantor decidiu que seria o máximo se ele participasse do clipe. A cena dele entregando o microfone ao filho no começo da música chegou a ser gravada mas, por algum motivo, foi cortada na sala de edição.

 

 

3) Paradise

Em Novembro de 2011, Matt Whitecross, o amigo de faculdade da banda e apagador oficial de seus incêndios videoclípticos, recebeu um telefonema do Chris logo depois da meia-noite: “Você pode pegar um avião para a África do Sul amanhã de manhã?” O clipe já estava duas semanas atrasado e eles não tinham ideia do que fazer. Na pressão, Matt rascunhou alguns conceitos. Ao mesmo tempo, o cantor lhe mandou um SMS que dizia: “Não se preocupe. Eu tive uma ideia. Vou me vestir de elefante e andar de uniciclo.” Matt achou que fosse brincadeira. Muito pelo contrário: Chris fez questão de ser a pessoa dentro da fantasia o tempo inteiro – inclusive no uniciclo – e teve que ser convencido a tirá-la no final. Em uma entrevista sobre o trabalho, Matt fala que “existe algo de muito perverso em esconder um dos rostos mais reconhecíveis do mundo atrás de uma cabeça de elefante.”

 

 

2) Spies / Bigger Stronger

Em Agosto de 1999, o Coldplay gravou um clipe para acompanhar o primeiro single que lançariam com a Parlophone, como parte do EP Blue Room. Matt Whitecross, hoje um renomado diretor de clipes, na época era somente amigo próximo da banda e tinha pensado a história do vídeo em função da letra da música “Spies”. Quando o grupo resolveu trocar o single a ser lançado para “Bigger Stronger”, já era tarde demais. Ou seja, eles só botaram outra canção em cima das imagens filmadas e mandaram ver. O resultado é no mínimo bizarro, mas fica menos surreal quando se pensa na música que ele foi feito para servir originalmente.

 

 

1) Yellow

Em Maio de 2000, a banda tinha um dia para fazer esse clipe. A princípio, tinham pensado em algo com 40 figurantes, mas um dos integrantes da banda não pôde ir no dia e os planos para uma grande festa na praia foram por água abaixo. Estava muito frio e chuvoso até às 17h e, quando a luz começou a ir embora, ninguém sabia o que fazer. Foi aí que Chris Martin puxou o câmera e falou que podiam simplesmente filmá-lo na praia. O que vemos no clipe foi feito em um take. A simplicidade do produto final não poderia ter sido mais perfeita e, para muita gente (eu não sou exceção), esse foi o primeiro contato com a banda. Ninguém teria aceitado fazer um clipe que fosse somente o cantor andando na praia, mas funciona tão bem que qualquer outra coisa parece inimaginável agora. Muita gente falou sobre a gravação ter sido feita em tempo real, mas a verdade é que a cor foi manipulada na pós-produção para fazer o clipe começar à noite e terminar ao nascer do sol.

Segundo um depoimento do próprio Chris, Yellow permanece o melhor clipe da banda, porque ele possui algo que não se pode explicar. O cantor confessa: “Todos nós tínhamos que ir para um funeral naquele dia. Por uma razão ou outra, eu não fui, mas deveria ter ido. E eu sempre sinto que esse clipe tem algo de mágico, por causa do significado daquele dia”.

 

 

Sobre o Autor

Anna Israel
Formada em Comunicação Social – Cinema pela PUC-Rio, tive a sorte de fazer intercâmbios para a UCLA, NYU e Cornell nos EUA, de conhecer alguns dos meus grandes ídolos e de ganhar prêmios com meus trabalhos. Para viver, só preciso de cinema, TV e música. Mas boas horas de sono e chocolate também vêm a calhar.

Comentários
HBO Divulga Cartaz da Sexta Temporada de Game of Thrones
segunda-feira, 17h55
HBO Divulga Cartaz da Sexta Temporada de Game of Thrones

  O primeiro cartaz da sexta temporada de Game of Thrones foi liberado nessa quarta-feira pela HBO. Faltando cinco meses para a estreia, a fanpage da série deu início à divulgação…

Ver Post
Star Wars: Rio de Janeiro Recebe a 15º Jedicon Nos Dias 28 e 29 de Novembro
terça-feira, 22h00
Star Wars: Rio de Janeiro Recebe a 15º Jedicon Nos Dias 28 e 29 de Novembro

    Geeks do meu Brasil, nos dias 28 e 29 de novembro acontecerá no Planetário do Rio de Janeiro, o maior evento de fãs de Star Wars do país,…

Ver Post
Emmy 2016: Game of Thrones Lidera a Lista de Indicados
quinta-feira, 13h50
Emmy 2016: Game of Thrones Lidera a Lista de Indicados

  As indicações ao Emmy 2016 foram anunciadas no início dessa tarde pelos atores Lauren Graham (Gilmore Girls) e Anthony Anderson (Black-ish), e, pelo presidente da Academia de Artes e Ciências…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com