Som de Segunda: Os 5 Melhores B-Sides do Nirvana

 

nirvana1

Esta semana os fãs brasileiros do Nirvana vão poder, enfim, assistir ao tão falado documentário Montage of Heck, de Brett Morgen, que conta a história de Kurt Cobain, líder da banda que foi um dos ícones do movimento grunge. Apesar de já ter sido tema de diferentes filmes e docs, este é o primeiro longa que tem autorização da viúva Courtney Love. Por isso, os espectadores podem contar com canções do Nirvana, depoimentos de familiares e amigos, além de áudios gravados pelo próprio Kurt que foram disponibilizados pela cantora ao diretor. Outro destaque do filme é a participação de Frances Bean, filha do casal, como produtora executiva.

Kurt Cobain: Montage of Heck será exibido no Brasil nesta quinta-feira, dia 18, e no sábado, dia 20, em salas de oito cidades. Veja a lista neste link.

Já que estamos perto da estreia, hoje montei uma seleção com os cinco melhores b-sides do Nirvana. Claro que esta não é uma lista definitiva – nem para mim -, até porque para quem é fã, é difícil escolher cinco músicas de sua banda preferida. Então, vamos à seleção!


#5. Marigold

Tá, essa não é uma faixa do Kurt, mas tem todo direito de estar nesta lista. “Marigold” é uma composição de Dave Grohl, primeira que foi completamente composta pelo baterista e apareceu a primeira vez no compacto de “Heart-Shaped Box”, lançado em 1993. Ela foi gravada durante as sessões de In Utero (1993), com Dave nos vocais pela primeira vez. Bonita e delicada, a canção serviu para mostrar que o baterista tinha potencial também como compositor e vocalista, tanto, que hoje é líder de uma das maiores bandas do mundo, o Foo Fighters.


#4. Dive

“Dive” foi composta em 1989 e saiu em 1990 no compacto lançado pela Sub Pop, então gravadora do Nirvana. Ela tem a sujeira e a urgência de Bleach (1989), mas com um pouco mais de produção poderia figurar muito bem em Nevermind (1991). Posteriormente, a faixa foi relançada no disco Incesticide (1992), uma coletânea da Sub Pop com tudo que o Nirvana deixou gravado entre 1988 e 1990.


#3. Even in His Youth

Tem toda a pegada do grunge clássico, suja, animada e pesada. Ela foi lançada como lado b do compacto de “Smells Like Teen Spirit”, primeiro grande hit do Nirvana, mas foi gravada um pouco antes das sessões de Nevermind com Steve Albini. E esse é mais um daqueles refrães que gruda e dá vontade de ficar cantando por aí.


#2. Sappy

Não sei o que dizer, só sentir. Mentira, mas esta é uma das minhas preferidas da banda e a preferida da lista. A faixa já havia sido registrada em outras versões e com outros nomes até ser definitivamente lançada como música escondida na coletânea beneficente No Alternative, da gravadora Arista. Esta versão foi gravada durante as sessões de In Utero e tem a clássica estrutura da qual Kurt sempre debochou – versus, chorus, versus (verso, refrão, verso). Um hit em potencial com aquele refrãozinho chiclete. Um pop quase perfeito.


#1. You Know You’re Right

Essa foi a música que despertou minha paixão pela banda, tanto pela melodia densa e pesada, quanto pelo clipe esquizofrênico que passava toda hora na MTV. A música é considerada a última gravação do Nirvana, realizada em janeiro de 1994, para as sessões do que seria um novo disco da banda. Com a morte de Kurt, a música ficou esquecida até 2002, quando foi lançada na coletânea que leva o nome do trio. Uma porrada hipnotizante.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Som de Segunda: Alanis e os 20 Anos de ‘Jagged Little Pill’
segunda-feira, 18h09
Som de Segunda: Alanis e os 20 Anos de ‘Jagged Little Pill’

  Em 1995, os versos “I want you to know/That I’m happy for you…” invadiram rádios e TVs do mundo todo, apresentando uma nova voz que continuaria se destacando 20…

Ver Post
Começam as Gravações do “Último” Resident Evil
quarta-feira, 17h47
Começam as Gravações do “Último” Resident Evil

Se passaram 13 anos desde que vivemos pela primeira vez a atriz Milla Jovovich na pele de Alice, na saga Resident Evil. A franquia que começaria ser gravada no ano…

Ver Post
Game of Thrones: Notaram Algo de Diferente na Abertura?
segunda-feira, 22h00
Game of Thrones: Notaram Algo de Diferente na Abertura?

A grande riqueza de Game of Thrones pode ser vista até nos mínimos detalhes, como podemos notar nos créditos iniciais do décimo (e último) episódio da sexta temporada. Após o…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com