Som de Segunda: Michael Kiwanuka e o Disco Que Você Precisa Ouvir


kiwanuka-michael-4fc1521d632aa

Michael Kiwanuka pode não ser tão conhecido por aqui, o que é uma grande tristeza, mas seu novo trabalho é um disco que todo mundo deveria ouvir. Love & Hate foi lançado há duas semanas, cheio do balanço e da força da black music, que engloba r&b, soul, blues e pitadas de rock.

Filho de ugandenses, o britânico começou sua carreira solo em 2011, quando lançou dois EPs e abriu shows de Adele. No ano seguinte o músico lançou seu primeiro álbum, Home Again (2012), bastante elogiado pela crítica britânica e com uma sonoridade soul clássica e ao mesmo tempo moderna, como fez Amy Winehouse em seu Back to Black (2006).

Depois de um tempo sem apresentar trabalhos novos, Kiwanuka voltou com um disco melancólico e poderoso, que já diz ao que veio desde a primeira faixa. “Cold Little Heart” apresenta diferentes climas ao longo dos seus dez minutos – dos quais mais da metade são instrumentais – e uma letra incrivelmente triste, mas esperançosa, no final das contas.

Então vem “Black Man in a White World”, uma canção corajosa em um momento em que o mundo vive extremos, e a intolerância cresce a cada dia, mas ainda assim é preciso falar sobre racismo e pertencimento. A marca da produção de Danger Mouse é bem presente no disco, que tem um bom nível de sofisticação, mas ela se torna mais marcante em “Falling”, que lembra passagens de Little Broken Hearts (2012), de Norah Jones, também produzido por ele.

O álbum segue com outras canções emocionais e tristes, como “The Final Frame”, “Love & Hate” e “The Place I Belong”, mas também há o swing de “One More Night”, que põe um pouco de leveza no trabalho denso e pessoal. Pra quem ama música, ouvir esse disco é praticamente uma obrigação.

 

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Indicações ao Globo de Ouro 2015 – Cinema
quinta-feira, 14h16
Indicações ao Globo de Ouro 2015 – Cinema

    As indicações ao Globo de Ouro 2015 saíram essa manhã e causaram certa surpresa. Wes Anderson e David Fincher roubaram os lugares que pareciam destinados a Clint Eastwood…

Ver Post
Fuller House: Primeira Temporada – Crítica
terça-feira, 15h05
Fuller House: Primeira Temporada – Crítica

    Quando a Netflix anunciou ano passado que estaria preparando um spin-off da amada série dos anos 90, Full House, muitos dos fãs ficaram animados com o que serviço…

Ver Post
Som de Segunda: Aquecimento Lollapalooza – Parte 2
segunda-feira, 18h49
Som de Segunda: Aquecimento Lollapalooza – Parte 2

No próximo fim de semana será realizada mais uma edição do Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento que já trouxe grandes nomes do indie, pop,…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com