Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes Que O Ano Acabe – Parte 1

pipoca1

Com tantos lançamentos legais ao longo do ano, é possível que alguns discos tenham passado despercebidos ou não tenham ganhado o merecido destaque na imprensa e nas redes. Outros, mais alternativos, não chegaram ao grande público. A lista de hoje vai destacar os cinco discos nacionais que você precisa ouvir antes que 2016 acabe. Vamos lá!


Francisco, El Hombre – Soltasbruxa

Há três anos na estrada, a banda formada em São Paulo por dois irmãos mexicanos lançou seu primeiro disco este ano, depois do EP La Pachanga, em 2014. Soltasbruxa foi feito de forma independente e mistura rock, música latina e música regional brasileira. O álbum se destaca por faixas como “Bolso Nada”, que debocha de um certo deputado e tem participação de Liniker e os Caramelows, além da feminista “Triste, Louca ou Má”, com as vozes da caramela Renata Éssis, de Jabaq, Helenamaria e Salma Jô, vocalista da Carne Doce. Outro destaque é a empolgante “Calor da Rua”.


Carne Doce – Princesa

Depois do muito elogiado disco de estreia, o grupo goiano lançou este ano “Princesa”, tão bem produzido quanto o outro. Assim como o primeiro, o novo trabalho também toca em temas polêmicos em suas canções. Em “Artemísia”, por exemplo, Salma canta sobre aborto e sobre o direito de escolha da mulher. “Eu Te Odeio” se destaca pela delicadeza, enquanto a faixa-título, traz uma batida dançante. Para quem não conhece o grupo, vale a pena conferir, além dos discos, o show deles, onde a vocalista e seus companheiros se entregam em interpretações explosivas.


Metá Metá – MM3

Formado pelo trio Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, o grupo fez mais um álbum incrível este ano, ainda misturando jazz com influências africanas. Com arranjos poderosos, o trabalho tem faixas com construções pouco tradicionais como “Angoulême” e “Obá Kossô”. Outras que se destacam são “Corpo Vão”, “Mano Légua” e “Imagem do Amor”.


Canto Cego – Valente

Do Complexo da Maré para o mundo, o Canto Cego estreou em disco este ano com Valente. Com as belas letras de Roberta Dittz, parcerias com Marcelo Yuka e ainda uma versão pesada de “Zé Do Caroço”, o grupo conseguiu mostrar sua visão sobre amor, vida e sociedade em um disco básico, mas muito bem produzido. Depois do Festival de Montreux, que eles dominem outros palcos Brasil à fora.


As Bahias e a Cozinha Mineira – Mulher

Jazz, rock, empoderamento, música brasileira. Tudo isso serve de tempero para o caldeirão d’As Bahias e a Cozinha Mineira, banda responsável por um dos melhores discos deste ano. Mulher traz a força das vocalistas trans Raquel Virgínia e Assucena Assucena em canções viscerais como “Apologia às Virgens Mães”, “Comida Forte”, “Fumaça” e “Uma Canção Pra Você (Jaqueta Amarela)”. Em tempos nebulosos no país e no mundo, Mulher se torna um disco necessário para quem gosta de boa música.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Quinta da Nostalgia: 40 anos de independência de Moçambique e o Cinema
quinta-feira, 18h53
Quinta da Nostalgia: 40 anos de independência de Moçambique e o Cinema

  A primeira ação cultural de Samora Machel, líder militar do governo de Moçambique em 1975, logo após a conquista da independência de Portugal foi a criação do Instituto Nacional de…

Ver Post
Negação – Crítica
quinta-feira, 9h58
Negação – Crítica

História em Julgamento Direção: Mick Jackson Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall, Andrew Scott Roteiro: David Hare Como podemos provar a história? Claro, existem documentos; mas documentos são escritos por pessoas, e…

Ver Post
Série Review – Black Mirror: Nosedive
sexta-feira, 14h33
Série Review – Black Mirror: Nosedive

  Vivemos em uma sociedade do espetáculo, disso não há dúvida e o episódio de estreia da terceira temporada de Black Mirror veio para mostrar isso de uma forma mais…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com