Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes que o Ano Acabe (Parte 1)

 

montagem1

Em um ano de muitos lançamentos e muitas surpresas, é comum que alguns passem um pouco despercebidos ou não chamem tanto a atenção da mídia e do público. Outros até ganham certo destaque, mas grande parte das pessoas acaba não ouvindo por serem de artistas mais independentes. Pois bem, para encerrar o ano resolvi fazer uma lista com os discos que mais me agradaram, mas não foram tão falados quanto álbuns de grandes artistas como Adele e Anitta.


1. Selva Mundo – Vivendo do Ócio

Após dois lançamentos pela Deck, os baianos do Vivendo do Ócio resolveram seguir por conta própria neste quarto disco da carreira. Sem deixar o rock alternativo de lado, o garotos misturaram ritmos brasileiros à sua música, incorporando referências nordestinas e de cordel nas letras. Entre os destaques estão “Amor em Construção”, com participação de Pepeu Gomes, “Beira do Mar”, “Carranca” e “Porrada”.


2. Selvática – Karina Buhr

O disco acabou sendo mais falado pela capa considerada polêmica do que pelas músicas. Com letras inspiradas em temas feministas, Karina transformou seu terceiro disco em uma espécie de manifesto. A questão da mulher é debatida em arranjos que vão do rock ao reggae, mas sem deixar o famoso pandeirinho da artista de lado. Boa parte das letras começaram como poesias, já que, além de cantar, Karina também se aventura no desenho e na escrita. As faixas mais interessantes são “Eu Sou Um Monstro”, “Selvática”, “Dragão” e a bela “Deperdiço-Te-Me”.


3. Ventre – Ventre

A banda que foi chegando com calma na cena carioca, lançou seu ótimo disco de estreia este ano. Com faixas de climas e letras intensas, a sonoridade do álbum vai do blues ao indie passando por stoner rock e uma certa dose de experimentação psicodélica. “Carnaval” é sem dúvidas uma das melhores e mais bonitas músicas lançadas em 2015, e “Quente” traz o clima já citado no título, com todo peso e energia do power trio.


4. Tô Na Vida – Ana Cañas

Quatro anos após o último lançamento, Ana Cañas voltou com vigoroso e pesado. Com produção de Lúcio Maia, guitarrista da Nação Zumbi que também gravou o instrumento no disco, o álbum conta com canções mais uniformes que falam sobre amor e vida. Um dos melhores momentos do trabalho é “Coisa Deus”, que lembra o trabalho de Anna Calvi. “Existe”, “Tô Na Vida” e “Mulher” – que tem forte influência de Rita Lee – também mostram que Ana vai além da MPB e tem capacidade de integrar qualquer festival de rock Brasil afora.


5. Frou Frou – Bárbara Eugênia

Este é um dos melhores trabalhos da cantora carioca radicada em São Paulo. Tida como aposta da chamada “nova MPB” ao lançar seu primeiro disco, Bárbara Eugênia avançou o sinal e misturou ritmos e estilos em seu terceiro trabalho de estúdio. Com forte influência dos anos 70, o disco tem passagens mais pop e dançantes – “Besta”, “Pra Te Atazanar”, “Doppelganger Love” – e outras mais roqueiras e psicodélicas – “Cama” e “Ai, Doeu!”.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Divertida Mente – Crítica
sexta-feira, 18h50
Divertida Mente – Crítica

  Divertida Mente nos apresenta Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. As cinco emoções, presentes em todos os seres humanos, nos são magistralmente apresentadas como as adoráveis e coloridas protagonistas da nova…

Ver Post
Show Review: The Hives no Rio de Janeiro
domingo, 15h51
Show Review: The Hives no Rio de Janeiro

  Começo esse post dizendo que, em todas as minhas críticas de shows, vou sempre falar do ponto de vista de uma fã, relatando minhas próprias experiências, impressões e opiniões.…

Ver Post
Destaques da Semana: Rock in Rio, Agent Carter, Meninas Malvadas e Mais…
sábado, 21h47
Destaques da Semana: Rock in Rio, Agent Carter, Meninas Malvadas e Mais…

As notícias mais importantes da semana reunidas em um só lugar.   Rock in Rio 2015 Chegou a hora que muita gente estava aguardando: dia 18 de novembro será liberada…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com