Som de Segunda: Além da Bossa Nova

 

bandasrj

 

A cidade maravilhosa, onde os termômetros marcam 45 graus na sombra, completou 450 anos no domingo. E quando se fala em música no Rio de Janeiro, logo vem à cabeça a bossa nova, o samba, o funk… E o rock? Nos últimos anos uma ótima safra de bandas vem tocando o terror pela cidade, fazendo o gênero crescer consideravelmente, conquistando espaço no rádio e nas casas de show em todos os cantos. Então, deixando clichês como “Garota de Ipanema” e “Samba do Avião” de lado, separei uma listinha com cinco músicas de bandas que estão fazendo a diferença na nova cena carioca.


Canto Cego (Site oficial)

A banda mistura poesia com guitarras pesadas em um som bem coeso que torna a banda uma das mais relevantes da cena atual. Com alguns singles e clipes lançados na internet, o grupo já se prepara para gravar um disco pela Warner, que terá participação de Marcelo Yuka na produção de duas faixas. O vídeo de “Nuvem Negra” é um dos melhores do Canto Cego e já estreou na programação do Multishow na faixa Experimente.


Nove Zero Nove (Site oficial)

Na estrada desde 2009, a banda lançou em 2014 seu primeiro EP com oito faixas influenciadas por bandas como Strokes e Rage Against the Machine. Entre as músicas, estão os ótimos singles “Cova Rasa”, “Happy End” e “Desfaz”, que mostram o quanto a banda é visceral.


Harmada (Facebook)

Com referências do britpop, o Harmada tem músicas densas, com letras sentimentais que abordam o cotidiano, como ensaios sobre as relações humanas e a vida. A banda lançou o primeiro disco, Música Vulgar Para Corações Surdos, em 2011, no qual se destacam as letras de Manoel Magalhães em músicas como “Londres” e “Sufoco”.


Medulla (Facebook)

Talvez a mais antiga da cena, a banda lançou o primeiro disco em 2005, e emplacou o single “Munição na Mamadeira” na MTV e na Rádio Cidade. O mesmo êxito foi conquistado com as faixas “O Novo” e “O Eterno Retorno”, lançadas em EPs nos anos seguintes. Misturando rock pesado com rap, o grupo tem letras contestadoras e com teor político. Em 2014, as faixas dos quatro EPs lançados por eles geraram a coletânea MVMT .


Fuzzcas (Site oficial)

O estilo retrô não está só no visual. O grupo faz rock and roll de ótima qualidade e leva os ouvintes de volta aos anos 60 com canções que lembram a jovem guarda. Eles foram destaque no programa Superstar, da TV Globo, e já lançaram um disco independente, Feliz Dia de Hoje, em 2014. Não há dúvidas de que eles sejam uma das melhores bandas desta nova safra.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
As Melhores Músicas de 2015
quinta-feira, 23h46
As Melhores Músicas de 2015

O telefone tocou bastante este ano. Dois dos maiores hits falavam sobre telefones e ligações. De um lado da linha, Drake cantando a melhor faixa de 2015. Do outro, Adele…

Ver Post
Som de Segunda: A Experiência Lollapalooza
segunda-feira, 16h43
Som de Segunda: A Experiência Lollapalooza

Após seis edições fica cada vez mais evidente que o perfil do Lollapalooza Brasil mudou, não só na curadoria dos palcos, mas também no público. Quando era realizado no Jockey Club,…

Ver Post
Focus Features compra novo filme de Tom Ford
segunda-feira, 20h38
Focus Features compra novo filme de Tom Ford

Parece que as negociações em Cannes estão dando frutos; pelo menos, para o estilista renomado e diretor ocasional Tom Ford: o novo filme de Ford, Nocturnal Animals, foi vendido por…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com