Som de Segunda: Além da Bossa Nova

 

bandasrj

 

A cidade maravilhosa, onde os termômetros marcam 45 graus na sombra, completou 450 anos no domingo. E quando se fala em música no Rio de Janeiro, logo vem à cabeça a bossa nova, o samba, o funk… E o rock? Nos últimos anos uma ótima safra de bandas vem tocando o terror pela cidade, fazendo o gênero crescer consideravelmente, conquistando espaço no rádio e nas casas de show em todos os cantos. Então, deixando clichês como “Garota de Ipanema” e “Samba do Avião” de lado, separei uma listinha com cinco músicas de bandas que estão fazendo a diferença na nova cena carioca.


Canto Cego (Site oficial)

A banda mistura poesia com guitarras pesadas em um som bem coeso que torna a banda uma das mais relevantes da cena atual. Com alguns singles e clipes lançados na internet, o grupo já se prepara para gravar um disco pela Warner, que terá participação de Marcelo Yuka na produção de duas faixas. O vídeo de “Nuvem Negra” é um dos melhores do Canto Cego e já estreou na programação do Multishow na faixa Experimente.


Nove Zero Nove (Site oficial)

Na estrada desde 2009, a banda lançou em 2014 seu primeiro EP com oito faixas influenciadas por bandas como Strokes e Rage Against the Machine. Entre as músicas, estão os ótimos singles “Cova Rasa”, “Happy End” e “Desfaz”, que mostram o quanto a banda é visceral.


Harmada (Facebook)

Com referências do britpop, o Harmada tem músicas densas, com letras sentimentais que abordam o cotidiano, como ensaios sobre as relações humanas e a vida. A banda lançou o primeiro disco, Música Vulgar Para Corações Surdos, em 2011, no qual se destacam as letras de Manoel Magalhães em músicas como “Londres” e “Sufoco”.


Medulla (Facebook)

Talvez a mais antiga da cena, a banda lançou o primeiro disco em 2005, e emplacou o single “Munição na Mamadeira” na MTV e na Rádio Cidade. O mesmo êxito foi conquistado com as faixas “O Novo” e “O Eterno Retorno”, lançadas em EPs nos anos seguintes. Misturando rock pesado com rap, o grupo tem letras contestadoras e com teor político. Em 2014, as faixas dos quatro EPs lançados por eles geraram a coletânea MVMT .


Fuzzcas (Site oficial)

O estilo retrô não está só no visual. O grupo faz rock and roll de ótima qualidade e leva os ouvintes de volta aos anos 60 com canções que lembram a jovem guarda. Eles foram destaque no programa Superstar, da TV Globo, e já lançaram um disco independente, Feliz Dia de Hoje, em 2014. Não há dúvidas de que eles sejam uma das melhores bandas desta nova safra.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Som de Segunda: Quatro Singles Que Você Não Pode Deixar de Ouvir
segunda-feira, 13h28
Som de Segunda: Quatro Singles Que Você Não Pode Deixar de Ouvir

Já se passaram três meses de 2015 e algumas bandas que andaram um tempo sem lançar nada começaram a se movimentar e a divulgar novos singles e discos para este…

Ver Post
Som de Segunda: 3 Discos de Bandas do Nordeste
segunda-feira, 21h45
Som de Segunda: 3 Discos de Bandas do Nordeste

    Em tempos de internet, é difícil alguém que goste de música achar que o Nordeste não tem uma cena representativa de Rock. Se quando Pitty estourou nas rádios…

Ver Post
Som de Segunda: Três Discos de Bandas Cariocas Para Você Ouvir
segunda-feira, 18h37
Som de Segunda: Três Discos de Bandas Cariocas Para Você Ouvir

Já faz um tempo que a cena do rock carioca voltou a se organizar com força total. Sob a bandeira d’A Cena Vive, algumas delas conseguiram romper barreiras e reacender…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com