Som de Segunda: Alanis e os 20 Anos de ‘Jagged Little Pill’

 

alanis-morissette-jagged-little-pill
Em 1995, os versos “I want you to know/That I’m happy for you…” invadiram rádios e TVs do mundo todo, apresentando uma nova voz que continuaria se destacando 20 anos depois. O primeiro single de Jagged Little Pill (1995), “You Oughta Know”, transformou Alanis Morissette, até então estrela da dance music do Canadá, em uma das cantoras mais influentes do mundo – e uma das mais amadas e odiadas também. O sucesso do álbum foi enorme que subiu rapidamente nas paradas e a artista conseguiu emplacar os seis singles.

Alanis tinha uma carreira consolidada em seu país, cantando dance music voltada para o público teen, e mudou radicalmente em seu terceiro disco de estúdio, primeiro lançado mundialmente. Em um mercado tomado pelo rock de bandas como Pearl Jam, Soundgarden, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, a cantora conseguiu estourar com um disco confessional, com letras irônicas e melodias que oscilam entre a doçura e a agressividade.

Jagged acabou entrando para a lista dos 200 álbuns essenciais do Rock and Roll Hall of Fame. Agora, 20 anos depois, o álbum ganha uma reedição em um box com quatro discos: versão remasterizada, versão acústica, demos inéditas e um show gravado em Londres. A edição especial já está disponível nos serviços de streaming, mas a versão física chega às lojas em dezembro.

Aproveitando a comemoração, fiz uma lista com os meus cinco clipes favoritos da Alanis. Aperte o play e curte com a gente!


#5. Guardian (Havoc and Bright Lights)

Em 2012 Alanis voltou à ativa depois de uma pausa na carreira para ter seu primeiro filho. “Guardian” foi a faixa escolhida para iniciar a nova fase da cantora e ganhou um clipe inspirado no clássico Asas do Desejo (1987) de Wim Wenders.


#4. Ironic (Jagged Little Pill)

Esse foi o terceiro single do álbum que completa 20 anos. No vídeo, quatro Alanis interagem em um carro enquanto dirigem na neve. Simples e divertido.


#3. So Pure (Supposed Former Infatuation Junkie)

Lançado em 1998, o clipe mostra um casal fazendo diferentes danças em diferentes cenários e épocas. Outra ideia simples que deu super certo.


#2. Everything (So-Callad Chaos)

Lembro até hoje o lançamento deste clipe no Fantástico e quanto achei legal a ideia e a música. Uma das letras mais bonitas da Alanis.


#1. Head Over Feet (Jagged Little Pill)

Essa tá no meu top 10 de declarações de amor mais bonitas do mundo e esse clipe ganha pela simplicidade e originalidade. Lindo!


Bônus: My Humps (Cover)

Essa paródia de “My Humps”, aquela do Black Eyed Peas, é hilária. Alanis desconstruiu a música e fez um vídeo bem engraçado. Claro que não podia ficar fora da lista!

 

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Veja os Novos Clipes Para a TV de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
terça-feira, 23h07
Veja os Novos Clipes Para a TV de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

  Segura esse forninho, Giovana! O fofo do diretor de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Parte 2 mandou essa no Twitter:   Eba! A primeira parte do…

Ver Post
Som de Segunda: O Nordeste é Pop
segunda-feira, 15h26
Som de Segunda: O Nordeste é Pop

  Há um tempinho eu dei a dica de três discos de bandas rock lá do nordeste, mas hoje vou falar sobre um cenário mais abrangente: o pop. Música pop…

Ver Post
Junte-se a Revolução|Assista ao Trailer de “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”
terça-feira, 15h45
Junte-se a Revolução|Assista ao Trailer de “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”

  Anime-se, essa semana acabou de ficar mais interessante. Após meses de agonia esperando por alguma novidade sobre o lançamento do último filme da quadrilogia Jogos Vorazes (Hunger Games), hoje,…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com