Som de Segunda: 5 Discos Clássicos Para Ouvir em Streaming

 

horses2

 

O jeito de ouvir música está sempre mudando. Após passar por diferentes suportes e formatos – físicos e digitais -, a nova tendência é ouvir música em streaming. Aqui no Brasil, os serviços estão ficando cada vez mais populares, e é cada vez maior o número de pessoas que estão aderindo à plataformas como Spotify, Deezer, Rdio e Apple Music.

Deixando de lado a questão dos direitos autorais, o interessante desses serviços é a possibilidade de acessar catálogos de artistas de todo o mundo com uma facilidade e praticidade que não existia na época do vinil, do k7, e até mesmo do CD. É uma ótima forma de conhecer e garimpar artistas desconhecidos ou trabalhos mais antigos, que não se teria acesso legal com a mesma facilidade.

E com um acervo imenso, é fácil se sentir perdido em meio a tanta música e escolher um álbum para ouvir. Para facilitar sua vida, separei cinco discos clássicos que você precisa conhecer. E nada melhor que usar sua plataforma de streaming favorita para descobrir – ou relembrar – canções do passado.


Transformer – Lou Reed (1972)

Produzido por David Bowie, este é um dos trabalhos mais icônicos do artista nova iorquino após o fim do Velvet Underground. Canções como “Perfect Day”, “Vicious” e “Satellite of Love” se tornaram verdadeiros clássicos, mas o grande sucesso do disco é “Walk on The Wild Side”, que aborda o submundo de Nova Iorque e temas polêmicos como sexo oral, drogas, transexualidade e prostituição masculina.


Clube da Esquina – Clube da Esquina (1972)

Clube da Esquina começou após Milton Nascimento e Lô Borges se conhecerem e se juntarem a outros artistas mineiros, como Flavio Venturini, Toninho Horta e Fernando Brant, para compor juntos e criar um trabalho diferente do que era produzido na época. Influenciados por Beatles, jazz e música brasileira, os mineiros criaram um som único e canções históricas registradas neste disco que tem a capa mais bonita da MPB. É de se emocionar.


Horses – Patti Smith (1975)

Estreia da cantora e poeta, o álbum é considerado o ponto de partida para a cena do punk rock de Nova Iorque. Patti, que já estava envolvida com as artes visuais e a poesia, começou a trabalhar no álbum com o guitarrista Lenny Keye, que a acompanhou em sua primeira leitura de poesia. As letras do álbum são inspiradas em amigos, familiares e personalidades como Rimbaud, Jim Morrison, Jimi Hendrix e o amigo e companheiro de vida Robert Mapplethorpe.


Fruto Proibido – Rita Lee & Tutti Frutti (1975)

Um dos álbuns mais vendidos do rock nacional, traz três dos maiores sucessos de Rita: “Esse Tal de Roque Enrow”, “Ovelha Negra” e “Agora Só Falta Você”. Este foi o quarto disco da cantora, segundo após a saída dos Mutantes e acompanhada do Tutti Frutti. Com som potente e letras sempre caprichadas, é um dos melhores trabalhos da cantora.


Tommy – The Who (1969)

Primeiro disco a ser considerado uma ópera rock, que narra uma história por meio das faixas com começo, meio e fim. O enredo ficcional é sobre a história de Tommy Walker, que fica cego, surdo e mudo após ver o pai, que todos pensavam ter desaparecido na Primeira Guerra, ser assassinado pelo amante da mãe. Ao longo da infância ele sofre abusos de familiares e, quando vira adulto, encontra uma máquina de pinball e se torna um mestre no jogo e passa a ser admirado por diversas pessoas. Tommy consegue então se curar com a ajuda de um médico e se torna um mensageiro que ajuda as pessoas a se encontrarem em suas jornadas espirituais. Tommy virou um filme que ajuda a entender bem melhor a história. Vale ouvir o disco e depois ir atrás do longa.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Recapitulando a Série: Game of Thrones – Quinta Temporada (P.1)
sábado, 17h27
Recapitulando a Série: Game of Thrones – Quinta Temporada (P.1)

  O ano de Game of Thrones não começou muito bem, alguns fãs mais hardcores do livro criticaram a iniciativa de criar histórias originais, a maioria deles calaram a boca…

Ver Post
Confira a Lista dos Indicados ao Globo de Ouro 2016
quinta-feira, 18h00
Confira a Lista dos Indicados ao Globo de Ouro 2016

  “Angela Basset anuncia os indicados”    A Hollywood Foreign Press Association (Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood), anunciou nessa quinta-feira (10) os indicados ao Globo de Ouro 2016. No…

Ver Post
Catálogo dos Beatles Finalmente Chega a Nove Serviços de Streaming
quarta-feira, 20h32
Catálogo dos Beatles Finalmente Chega a Nove Serviços de Streaming

    Os Beatlemaníacos vão ganhar um presentaço nessa véspera de Natal! Esses são os números: à meia-noite do dia 23 (no horário local de cada país), precisamente duzentas e…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com