Recapitulando a Série: Game of Thrones – Quinta Temporada (P.3)

Chegamos a última parte do nosso resumo da quinta temporada de Game of Thrones. Para quem está chegando agora, a primeira parte pode ser lida aqui e a segunda parte aqui.

Onde paramos? Ah, sim, no quinto episódio.

Então…Tyrion e Jorah passam de barco por Valyria, terra natal dos Targeryens, agora em ruínas e podemos ver a cena do primeiro pôster desta temporada, Tyrion observando Drogon sobrevoar a cidade. Neste momento eles são atacados pelos Homens de Pedra e com muita dificuldade conseguem escapar. Jorah acaba sendo tocado por eles e agora um pequeno pedaço de sua pele está acinzentada, escamagris, a mesma doença de Shireen.

Quinta temporada Game of Thrones

Divulgação: HBO

Arya está irritada com a sua tarefa de limpeza de corpos e quer saber para onde os corpos são levado, o que ela realmente quer é jogar o “Jogo das Faces”, onde você conta a história de uma pessoa e se descobrirem que está mentido, você apanha com uma vara (podemos perceber que ela não é muito boa). Mais tarde, um homem aparece na Casa de Preto de do Branco com a sua filha sofrendo e Arya consegue convencer a menina a tomar a água mortal do local. Com esta atitude, Jaqen percebe que a Stark está pronta para conhecer o que acontece com os corpos, eles ficam expostos para que os homens sem face possam assumir sua identidade.

Como a vida de Jorah e Tyrion não está fácil, depois de serem atacados por Homens de Pedra, agora foram capturados por traficantes de escravos. Apesar de eles querem matar, Tyrion usa todo o seu dom de persuasão e convence que eles são ótimos guerreiros e são vendidos no mercado negro.
Mindinho chega em Porto Real e conta todas as novidades para a Cersei (ele sem sombra de dúvidas é o personagem mais manipulador e fofoqueiro ever). Ele aconselha a ela mandar uma tropa para Winterfell assim que terminar a batalha entre Bolton e Baratheon e em troca ele quer casar com a Sansa. Margaery chama a sua vó Olenna para tentar resolver a situação de Loras. A senhora ainda ameaça retirar o apoio Tyrell, Cersei então decide criar um inquérito. (Ideia pior não poderia existir) Margaery acaba também detida por saber do caso do irmão.

Myrcella e o príncipe Trystane Martell são oficialmente o primeiro casamento arranjado em que os noivos parecem felizes. Jaime e Bronn conseguem encontrá-los, só um problema: ela não quer ir com o tio/pai e para piorar as Serpentes de Areia entram na jogada. A reação do Bronn de “só faltava essa” é impagável. O chefe de guarda para apartar a brigar e prender todos os envolvidos.

Sansa e Ramsay se casam, em seu quarto na noite de núpcias, Bolton pede para que Theon presencie tudo. “ Você conhece desde que ela era criança. Agora veja torna-se mulher”. A cena do abuso com o Theon chorando em silêncio no fundo é muito forte. Muitos criticaram, mas eu super apoio a cena, pois ela completa a narrativa sádica que está sendo trabalhada (diferente daquela do Jaime e Cersei) e o personagem mais perverso até hoje de Game Of Thrones conseguiu torturar duas pessoas da pior maneira possível de uma vez só.
6
E o prêmio de morte mais diferente de Game of Thrones vai para Meistre Aemon. Ele simplesmente morreu de velhice. Os patrulheiros não conseguem entender o fato da Gilly estar lá e não querer transar com todos eles e decidem atacá-la. Só que Sam (o melhor secundário da série) aparece para salvá-la. Todos nós sabemos que luta não é o forte dele, com isso Fantasma aparece para salvar o dia. Mais tarde, algo que Sam queria desde a primeira temporada acontece, ele perde a virgindade para Gilly. (Shippo muito esse casal)

Sansa decide que não quer mais ficar em Winterfell e pede para Theon levar a vela para a torre mais alta do reino, só que ao invés disso, ele entrega para Ramsay. (Amigo, assim fica difícil de te ajudar).
Stannis não está com muita sorte, os cavalos estão morrendo, cavaleiros abandonando a tropa. Davos sugere recuar, mas ele não quer. Baratheon vai até Melissandre que fala que a única que irá mudar isso é um sacrifício.

Nas celas de Dorne, Bronn e as Serpentes de Areia estão cara a cara e Tyene(minha favorita das três) começa a mexer com a cabeça dele. Ela pergunta quem é a mais bonita de todos os reinos, ele fala que já viu outras mais bonitas. Ela então se despe e avisa a ele que está envenenado com “O longo adeus” e bang ele começa a fazer efeito. A Stand avisa que só entregará o antidoto se ele falar que ela é a mais bonita. Claro que tudo se resolve. (Só eu que vejo um possível casal?)
Em Meeren, as arenas de batalhas são reabertas e mesmo contra a sua vontade, Dany vai a cerimonia de abertura. De repente surge um lutador que ao invés de matar os seus oponentes, dá nocautes e com isso atrai a atenção da Rainha dos Dragões e em um momento mais Gladiator possível, ele tira o capacete e é ninguém menos que Jorah e grita “Eu tenho um presente para você”
Cersei como gosta de “pisar” nos seus inimigos, visita sua nora nas masmorras. (Se eu fosse ela, não cantava vitória tão rápido) Enquanto isso Mindinho, após ameaça de Olenna, conta todos os pecados de Cersei. Em uma visita ao Alto Pardtal, ele relembra a Lannister de um jovem garoto que havia se juntado de várias coisas. Cersei tenta escapar, mas é capturada e é jogada em uma cela do mesmo modo que Margaery.
7
E o encontro de dois personagens mais adorados de Game of Thrones acontece, Tyrion e Daenerys dividem o mesmo espaço. O Lannister tenta convencer a Targaryen a perdoar Jorah (Até que enfim alguém defende ele, há de existir alguém mais leal do que ele) Agora o debatem o assunto mais importante da série, o planejamento de conquista do Trono de Ferro. Enquanto isso, Jorah percebe que a doença está agravando e se oferece para ser um competidor nas arenas.

Já em Bravos, Arya recebe sua primeira missão. Ela se torna Lana, vendedora de ostras e deve se lembrar de cada detalhe do caminho que deve fazer para achar e matar o seu alvo.

Cersei, agora parecendo um dos personagens de Os Miseráveis, recebe a visita de um de seus conselheiros que avisa que ela será julgada por “prostituição, incesto, traição e assassinato do rei” e a melhor opção para ela é a confissão (Preciso dizer que ver a Cersei sofrendo, foi tão bom quanto ver o Joffrey morrendo?).

Sansa recebe sua primeira notícia boa em toda a série. Theon conta que Rickon e Bran estão vivos e que na verdade ele havia matado duas crianças no lugar dele. Theon avisa que mesmo assim não é para ela ter esperanças que sair de Winterfell será impossível.

8

Jon Snow chega a Hardhome para convencer os selvagens a se juntar a ele. Para facilitar e agilizar a decisão, os Outros decidem atacar. Com intuito de ganhar tempo para pelo menos uma parte da população conseguir fugir, eles tentam travar uma batalha com os Caminhantes Brancos, mas são facilmente derrotados. Ao perceberem que esta não é a melhor das ideias, eles decidem fugir. Em um dos seus combates, Jon descobre que sua espada de aço valariano também é capaz de mata-los. Alguns conseguem escapar, incluindo Snow, e ao olharem para Hardhome destruída, um dos líderes dos Outros traz todos de volta a vida. Ai todos os fãs que já estavam sem respirar com a batalha, ficam boquiabertos com esse final de episódio. Ahhh.. quase esqueci de comentar, um gigante também estava na batalha e sobreviveu, aconteceram tantos momentos sensacionais que esse, por incrível que pareça, foi o menos impressionanate de todos.

Stannis ordena que Davos volte para o Castelo Negro para pegar mais suprimentos. O cavaleiro vai até Shireen para se despedir (E tudo o que vem na minha cabeça é não vá, você pode ser a única salvação da menina) Stannis vai até a filha e diz que as pessoas precisa, fazer algo que não querem e a menina diz que irá ajudar o pai da forma que for necessária. ( Enquanto vejo essa cena, não consigo acreditar no que está prestes a acontecer, espero que Davos apareça ou algo). Shireen caminha sem saber o que está prestes a acontecer. Ela é amarrada ao tronco e queimada viva por Melissandre. A pior parte é Stannis e Selyse verem o sacrifício da filha e para a minha surpresa a mãe começa tomar atitudes, mas já é tarde demais. (Essa cena conseguiu ser mais difícil de ver que a da Sansa e Ramsay e o Casamento Vermelho).

Em Dorne, todos parecem estar se dando bem, menos Ellaria é claro, e o Príncipe Doran pergunta porque Jaime invadiu a cidade e não “bateu na porta” e o Lannister conta que eles receberam uma ameaça a vida de Myrcella. (É, Ellaria te descobriram). Doran decide deixar a jovem voltar para Porto Real com o Tristan, se o último tiver um lugar no conselho do reino.

Arya ainda tem a mesma missão, só que alguém entra no caminho dela. Meryn Trant chega a Bravos e para quem não lembra ele está na lista da Stark por ter matado o treinador dela, Syrio Forel. Ela decide segui-lo e acaba passando em um bordel. Lá ele fala que todas as meninas são velhas demais para ele. (Nesse momento, já comecei a achar que Arya ia ser escolhida sem querer, mas (ainda) não). Ao voltar para a Casa Preto e Branco, Arya conta para Jaqen que não conseguiu cumprir a tarefa, pois o alvo não estava com fome (Até parece que ele acreditou nisso).

Jon Snow chega ao Castelo Negro, quem está na porta? Alliser Thorne (Por um segundo pensei que ele não abriria os portões) Depois do arrebatador segundo episódio, essa cena foi para lembrar que eles sobreviveriam.

9

Dany volta às arena, mesmo incomodada com todos as mortes que acontecem lá. Agora ela tem ao seu lado Tyrion, Daario, Hizdahr e Missandei. Jorah entra no campo de batalha e deixa a rainha chocada mais uma vez. Após derrotar o seu último oponente, ele taca uma lança em direção da plataforma que está toda a realeza. (Por um milésimo de segundo, as pessoas pensaram que ele desistiu de agradar e decide matar todos). A arma acerta um dos Filhos de Harpia que estava atrás da Targaryen. (Isso sim é lealdade) Do nada mais da metade da plateia coloca a mascara e começa a atacar. A primeira baiza e Hizdahr. Jorah se junta ao grupo e tem um momento tocante quando Dany decide aceitar a sua ajuda. Eles, todos, optam por ir para o campo de batalha. Lá eles são cercados e Dany e Missandei dão as mãos esperando o pior quando
É um pássaro? É um avião? Não é o Drogo que chegou para salvar todo mundo. O dragão é atacado pelos Filhos de Harpia e até pensei que ele poderia morrer, mas não. Dany chega perto dele e voa. Siiiiiiiim, agora a Rainha dos Dragões voa em um dragão.

O que será que vai acontecer com Tyrion, Daario, e Missandei? Será que Arya vai conseguir apagar mais um nome da lista? Será que o sacrifício da Shireen foi em vão? Será Cersei irá morrer? Agora só esperar o final de temporada para, talvez, essas questões serem respondidas.

Sobre o Autor

Igor Miranda
Consumidor de cultura 24 horas por dia, 7 vezes por semana. Assisto de blockbuster a cinema sueco, vou a concertos e shows de rock, já no ramo das séries assisto de CW até HBO.

Comentários
Anima Mundi e o Centenário da Animação Brasileira
terça-feira, 16h25
Anima Mundi e o Centenário da Animação Brasileira

O Anima Mundi 2017 vai acontecer nos dias 14 e 23 de julho, no Rio, e esse ano conta com uma programação especial em comemoração aos 25 anos do festival…

Ver Post
Resenha Literária: A Cabana
terça-feira, 1h02
Resenha Literária: A Cabana

Como ser impessoal falando de um livro tão inerente a intimidade entre criatura e criador? E se o livro se tratasse apenas de um Deus querendo chamar atenção, por si…

Ver Post
Começam as gravações de X-Men: Apocalypse
terça-feira, 19h31
Começam as gravações de X-Men: Apocalypse

O diretor de X-Men: Apocalypse, Bryan Singer, adora dividir com os fãs as novidades da produção. Nesta semana, Singer divulgou a caracterização do Noturno em seu Instagram. Kodi Smit-Mcphee, que…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com