Quinta da Nostalgia: O Cinema de Frank Capra

 

Frank Capra fo um dos maiores nomes do cinema americano. Ele foi diretor, produtor, escritor e a cabeça criativa responsável pela premiação dos principais filmes dos anos de 1930 e 1940. Legítimo italiano, mas criado em Los Angeles a partir de cinco anos de idade, levou a grandes  historiadores do cinema, como Ian Freer, a considerá-lo como o “sonho americano personificado.”

 

frankcapracinema1

 

Depois que Capra leu um artigo de jornal sobre a inauguração de um estúdio de cinema em São Francisco, ele se mudou para Hollywood e dizia com um grande exagero que tinha experiência na indústria cinematográfica. Na verdade, ele só tem uma relação profissional com filmes em 1915 enquanto participava da Arts High School. Mesmo assim, ele teve êxito nesse venda da própria imagem de diretor de cinema e o fundador do estúdio, Walter Montague, ofereceu-lhe $ 75 para dirigir um filme mudo. Com a ajuda de um operador de câmara, Frank Capra fez o filme de uma maneira incrivelmente rápida: em dois dias.

Após este primeiro trabalho sério em filmes, Capra lutou muito para se ficar firme na indústria cinematográfica, tanto que recebeu uma oferta para trabalhar com o produtor Harry Cohn em um novo estúdio na cidade de Los Angeles. Durante este tempo, ele trabalhou como na área administrativa, cortador de rolo de filmes, roteirista e assistente de direção.

Anos depois, ele foi o escritor de Our Gang, uma série americana de curtas-metragens do gênero comédia sobre um grupo de crianças pobres de um bairro e suas incríveis aventuras juntas. O projeto foi criado pelo produtor Hal Roach e tudo foi produzido entre 1922 e 1944. A série mostrou crianças que se comportam de uma maneira natural sem a necessidade de colocar crianças imitando a forma de agir dos adultos.

Our Gang abriu novos caminhos para o cinema, segundo o historiador de cinema Leonard Maltin, pois colocou pela primeira vez em cena meninos, meninas, brancos e negros juntos como iguais. Uma situação completamente nova para a época e para o cinema, e que com tanto sucesso, essa fórmula foi repetida sem cessar nas obras seguintes.

 

https://www.youtube.com/watch?v=xbTZHNHF5fQ

 

A década de 1930 viu o primeiro sucesso nacional de Capra. Ele se tornou um dos diretores mais influentes do país com filmes como It Happened One Night (1934), Mr. Deeds Goes to Town (1936) e Mr. Smith Goes to Washington (1939). Muitos dos filmes de Capra acompanham uma mensagem moral e uma inclinação patriótica americana. Ele continuou a realizar mais e mais filmes de sucesso nos anos 40, tais como, Arsenic and Old Lace (1944) e It’s a Wonderful Life (1946).

 

 

Ele também assinou a direção de Why We Fight, uma série de sete documentários encomendados pelo governo dos Estados Unidos com a finalidade ser veiculada como propaganda durante a Segunda Guerra Mundial. Os títulos dos documentários eram: Prelude to War (1942), The Nazis Strike (1943), Divide and Conquer (1943), The Battle of Britain (1943), The Battle of Russia (1943), The Battle of China  (1944) e War Comes to America (1945). A proposta era mostrar aos soldados americanos a razão do envolvimento dos país na guerra.

Why We Fight foi editado por William Hornbeck, embora algumas partes foram acrescentadas um letreiro “Sob a supervisão do Departamento de Guerra”, caso algum documentário não tivesse sido gravado com metragem suficiente. As partes dos filmes com animações foram produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1942 a 1945.

 

 

Capra foi indicado a seis Oscars e ganhou três. No ano de 1939, o filme It Happened One Night foi o primeiro a vencer todos as cinco das mais altas categorias da premiação: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Filme.

 

Fora da direção, Capra era ativo na indústria cinematográfica. Ele engajou-se em várias questões políticas e sociais. Ele foi também presidente da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, trabalhou na Screenwriters Guild e foi chefe da Directors Guild of America.

O último filme de Capra foi Pocketful of Miracles (1961) com os grandes astros Glenn Ford e Bette Davis. Na verdade, esta obra é a refilmagem do próprio filme do Capra, Lady for a day (1933).

 

pocketful-of-miracles-poster pocketful-of-miracles

Em 1971, ele publicou uma autobiografia, obra que tornou-se uma leitura essencial do homem Frank Capra para poder ter compreensão da figura e contribuição de Capra para o cinema.

Ele também foi biografado por Joseph McBride no livro Frank Capra: A Catástrofe do Sucesso. McBride fez algo diferente do primeiro livro biográfico: ele corrigiu muitas das impressões deixadas por Capra em sua autobiografia.

Frank Capra morreu no dia 03 de Setembro de 1991 em La Quinta, na Califórnia, aos 94 anos, vítima de um ataque cardíaco enquanto dormia.

 

Sobre o Autor

Ellen Ferreira
Cineasta e Jornalista. Ama se refugiar no cinema, maratonar séries e ouvir trilhas sonoras de filmes enquanto trabalha. Gostaria de ter trocado correspondências de amizade com o genial J.R.R Tolkien e de ter dirigido os filmes da era de ouro de Hollywood. Dedicada a criar, fazer filmes, pesquisar, escrever histórias e desbravar o máximo da cultura mundial.

Comentários
Veja os Novos Clipes Para a TV de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
terça-feira, 23h07
Veja os Novos Clipes Para a TV de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

  Segura esse forninho, Giovana! O fofo do diretor de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Parte 2 mandou essa no Twitter:   Eba! A primeira parte do…

Ver Post
Rio Tem Verão Musical Com Shows Para Todos os Gostos e Bolsos
segunda-feira, 16h55
Rio Tem Verão Musical Com Shows Para Todos os Gostos e Bolsos

Verão no Rio é sol, praia, chope gelado, mas também é muita música! E a programação de shows neste começo de 2017 na cidade está bem democrática: tem pra todos…

Ver Post
“Mostra Zé do Caixão – 80 anos” Estreia no Canal Brasil
quinta-feira, 15h52
“Mostra Zé do Caixão – 80 anos” Estreia no Canal Brasil

  Foi em uma sexta-feira 13, em março de 1936, que nasceu José Mojica Marins. Com ele, o cinema brasileiro, a partir da década de 60, ficou mais sombrio com…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com