Quinta da Nostalgia: Gabby Hayes, o melhor amigo do oeste

 

gabbyhaves_comicbook_header_01ok

George Francis Hayes foi um ator americano, o mais famoso Western-Movie sidekicks (*ajudante, parceiro) dos anos 1930 e 1940, e nasceu em Wellsville, Nova York. O terceiro dos sete irmãos, a família do artista não tinha nenhuma relação com universo dos cowboys, tanto que Hayes nem sabia andar a cavalo. Quando tinha quarenta anos de idade, ele precisou aprender por exigência de trabalhos no cinema.

Hayes casou-se com Olive E. Ireland em 1914. Ela foi muito importante na trajetória do artista, pois incentivou bastante o marido para que ele trilhasse a carreira artística no cinema. Eles permaneceram juntos até a morte de Olive em 1957.

George Hayes começou a ficar famoso quando se tornou o sidekick da série Hop-a-long Cassidy, com quem fez 22 westerns-movies. Hop-along Cassidy é um herói cowboy fictício criado em 1904 pelo autor Clarence E. Mulford, que escreveu uma série de contos populares e muitos romances baseados no personagem. Nas primeiras histórias, Mulford retratou o personagem como rude e perigoso. Como retratado na tela, de cabelos brancos Bill “Hop-a-long” Cassidy foi geralmente vestido em preto (incluindo o chapéu, uma exceção para o estilo western onde apenas vilões usavam chapéus pretos).

Nessa série produzida por Harry Sherman e distribuída pela Paramount, Hayes interpretava o personagem “Windy” Halliday. No Brasil o personagem “Windy” era chamado de “Ventania” e ficou bem conhecido por este apelido.

Hayes deixou a série por causa de uma disputa salarial com o produtor Harry Sherman e ele foi substituído pelo comediante Britt Wood como “Speedy McGinnis” e, finalmente, pelo comediante Andy Clyde como “Califórnia Carlson”.

Em 1939 a Republic Pictures integrou Hayes a companhia de cinema e então, ele passou a ser o sidekick de Roy Rogers, o novo mocinho caubói da Republic. A dupla Roy Rogers-“Gabby” Hayes fez um total de 41 faroestes entre 1939 e 1946.

Harry Sherman conseguiu na Justiça que George Hayes fosse impedido de usar o nome “Windy” e por isso no primeiro Western-Movie de George Hayes ao lado de Roy Rogers em 1939, intitulado Southward Ho!, o artista ganhou o apelido “Gabby”, passando a ser conhecido como George “Gabby” Hayes.

Ele também trabalhou ao lado de Gene Autry ou Wild Bill Elliott sob a direção de Joseph Kane e também foi escalado para ser ajudante de outros ícones de filmes de faroeste como Randolph Scott e John Wayne. Ele era um artista tão popular quanto os titãs dessa época de ouro do cinema americano.

O gênero Western diminuiu o ritmo de produção no final dos anos 1940 e Hayes fez a sua ultima aparição no filme Cariboo Trail, em 1950.  A partir deste ano até 1954, ele migrou para a televisão e ganhou uma série chamada The Gabby Hayes Show no canal NBC.

A série mostrava clipes antigos de faroeste ou contos direcionados a crianças. O primeiro programa de Hayes era exibido na NBC às 5:15 e durava quinze minutos por três vezes na semana. Ele foi ao ar a partir de 11 dezembro de 1950 até 01 de Janeiro de 1954. Em 1953 a série foi indicada ao Emmy Award na categoria “Programação Infantil”.

A segunda versão do show foi uma transmissão de meia hora nas manhãs de sábado, realizadas na data de 12 maio de 1954 até 14 julho de 1956, na ABC.

O show foi patrocinado pela marca de cereais Quaker Oats. Hayes disparava um pequeno canhão carregado com o cereal para a câmera, enquanto dizia aos espectadores “Watch out for your televisionary sets!“.

 

Quando a série terminou, Hayes se aposentou do show business. Ele emprestou seu nome a uma série de quadrinhos para um acampamento de verão para crianças em Nova York.

  • 1953: Gabby Hayes Adventure Comics 1 (edição de Toby Press)
  • 1948-1957: Gabby Hayes Western 1-59 (edição de Fawcett Comics)
  • 1951-1955: Gabby Hayes Western 50-111 (edição de L. Miller B&W, publicação de histórias da Fawcett Comics no Reino Unido)

 

Pela contribuição à rádio, Gabby Hayes tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame na 6427 Hollywood Boulevard, e uma segunda estrela na 1724 Vine Street, pela contribuição à indústria da televisão. Em 2000, ele foi ganhou uma homenagem póstuma no Western Performers Hall of Fame at the National Cowboy & Western Heritage no Museu de Oklahoma City.

 – CURIOSIDADES:

– Roy Rogers, estrela do Western, fazia um filme após o outro, até que conseguiu tirar três meses seguidos de férias. Ele avisou Gabby Hayes que viajaria  durante esse tempo. George Gabby Hayes disse à esposa Olive que durante esse tempo, ele rasparia a barba, pois não fazia isso há mais de dez anos. Quando terminou a remoção da barba, a grande marca registrada, Gabby se olhou no espelho e se achou muito feio. No mesmo dia avisou ao estúdio que estava de viagem marcada, arrumou as malas e foi com a esposa para Palm Desert. Nesse local, o ator permaneceu por dois meses, praticamente escondido e sem sair do hotel tamanha vergonha de ter o rosto limpo.

– No início de julho dos anos de 1983 a 1989 houve um grande evento chamado “Gabby Hayes Days” com comemorações em Wellsville, Nova Iorque. O evento contou com vendas na rua, danças e concursos de sósias do ator Gabby Hayes para adultos e crianças. Esta celebração passou a ocorrer no mês de julho na Wellsville Balloon Rally, e com o passar do tempo foi desaparecendo.

Sobre o Autor

Ellen Ferreira
Cineasta e Jornalista. Ama se refugiar no cinema, maratonar séries e ouvir trilhas sonoras de filmes enquanto trabalha. Gostaria de ter trocado correspondências de amizade com o genial J.R.R Tolkien e de ter dirigido os filmes da era de ouro de Hollywood. Dedicada a criar, fazer filmes, pesquisar, escrever histórias e desbravar o máximo da cultura mundial.

Comentários
Seria Demolidor o Cavaleiro das Trevas do Netflix?
sexta-feira, 20h37
Seria Demolidor o Cavaleiro das Trevas do Netflix?

    Para todo o lugar que você, lá estão os super-heróis. Sim, eles estão dominando o mundo de entretenimento. E é claro que o Netflix não iria ficar de…

Ver Post
Rachel McAdams Confirma Que Está No Elenco de Doutor Estranho
segunda-feira, 17h44
Rachel McAdams Confirma Que Está No Elenco de Doutor Estranho

    Durante o Festival Internacional de Filmes de Toronto, Rachel McAdams confirmou ao TheWrap Monday que será a protagonista feminina de Doutor Estranho ao lado de Benedict Cumberbatch (Sherlock).…

Ver Post
Som de Segunda: 5 Cinebiografias Musicais Para se Emocionar
segunda-feira, 15h35
Som de Segunda: 5 Cinebiografias Musicais Para se Emocionar

    Um dos gêneros de filme mais tocantes são, em dúvidas, as cinebiografias. Quando contam a história de ícones da música então, é bem provável que a carga dramática…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com