Quinta da Nostalgia: A Primeira Reportagem Cinematográfica Com Som

 

O “Quinta da Nostalgia” de hoje celebra o dia 18 de junho com um grande marco na história do cinema mundial: a projeção da primeira reportagem cinematográfica sonora. O evento cinematográfico aconteceu na cidade de Nova Iorque em 1927 com a transmissão da recepção do aviador norte-americano Charles Lindbergh, após o vôo sem escalas sobre o Atlântico.

charles-stlouis

Charles Augustus Lindbergh foi um pioneiro da aviação americano e ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas em avião, em 1927. Porém, o primeiro voo transatlântico realizado de fato é de autoria dos pilotos brasileiros João Ribeiro de Barros, Newton Braga e João Negrão, em 28 de abril de 1927, ou seja, 23 dias antes do feito de Lindbergh.

Desde muito jovem ele se interessou pela tecnologia, tanto que começou a estudar engenharia, porém não se apaixonou de forma tão arrebatadora. Decidido,  ele mudou-se para a cidade de Nebraska, aprendeu a voar e se inscreveu na escola de vôo do Exército do Ar Estadunidense em San Antonio (Texas), onde se graduou como o aluno número 1 da turma. Ainda como membro do Exército do Ar, Lindbergh começou a trabalhar como piloto em vôos postais de Chicago a St. Louis.

Certa vez, um hoteleiro Raymond Orteig ofereceu 25.000 dólares ao primeiro piloto que fosse capaz de voar de Nova Iorque a Paris sem realizar escalas. Lindbergh resolveu se arriscar e aceitou o desafio.

Apoiado por um grupo de homens de negócios de St. Louis, Lindbergh supervisionou a construção de seu avião especial.

O desenho monoplano do Spirit of St. Louis e a ausência de um co-piloto, obrigaram Lindbergh a se responsabilizar também por trabalhos mecânicos e a manter-se alerta durante todo o tempo do vôo.

O mau tempo e a perspectiva de que o vôo transatlântico seria adiado para era alta, porém, em 19 de maio saiu um relatório de clima favorável devido a uma pausa na chuva. No dia seguinte, ele chegou no aeroporto antes do amanhecer, preparou o plano de voo e começou a viagem histórica

Em 20 de maio de 1927, Charles Lindbergh decolou de Roosevelt Field (Nova Iorque). Depois de superar inúmeros obstáculos e o tempo de 33 horas e 30 de voo, o avião pousou em Le Bourget (Paris) e ele então, se tornou em herói de toda uma nação americana e mundial.

augusta-chronicle-newspaper-charles-lindbergh-solo-flight

stlouis_people

No regresso a Nova Iorque, Lindbergh foi recebido com um grande desfile e recebeu a medalha de Honra do Congresso. Ele também foi promovido ao cargo de coronel do Exército do Ar e recebeu a distinta Cruz de Vôo. Recebeu diversas ofertas para figurar em comerciais, porém ele sempre as recusou alegando que era um piloto, não um anunciante.

Confira no vídeo abaixo o relato de uma senhora de 90 anos que esteve no dia do regresso de Charles ao solo francês. Ela era uma garotinha de apenas 06 anos e nos conta como muita clareza sobre a comoção de centenas e centenas de pessoas que aguardavam ansiosas o retorno do piloto. Vocês também podem conferir, as imagens de arquivo da famosa primeira reportagem cinematográfica sonora do mundo! Confiram esta preciosidade!

 

 

The Spirit of St. Louis também tornou-se um filme biográfico dirigido por Billy Wilder em 1957 e foi estrelado pelo astro James Stewart como o piloto Charles Lindbergh. O roteiro foi adaptado por Charles Lederer, Wendell Mayes e Billy Wilder do livro autobiográfico de Lindbergh que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1954.

No Oscar de 1958, Louis Lichtenfield  ganhou uma nomeação na categoria “Melhor Efeitos Especiais” pelo trabalho no filme.

Sobre o Autor

Ellen Ferreira
Cineasta e Jornalista. Ama se refugiar no cinema, maratonar séries e ouvir trilhas sonoras de filmes enquanto trabalha. Gostaria de ter trocado correspondências de amizade com o genial J.R.R Tolkien e de ter dirigido os filmes da era de ouro de Hollywood. Dedicada a criar, fazer filmes, pesquisar, escrever histórias e desbravar o máximo da cultura mundial.

Comentários
Habemus Esquadrão Suicida!
terça-feira, 22h38
Habemus Esquadrão Suicida!

    Este ano está perfeito para os geeks como eu. Primeiro tivemos Guardiões da Galáxia nos cinemas, depois teve anúncio do sétimo Star Wars, que o trailer derrubou todos…

Ver Post
Som de Segunda: Aquecimento Lollapalooza – Parte 2
segunda-feira, 18h49
Som de Segunda: Aquecimento Lollapalooza – Parte 2

No próximo fim de semana será realizada mais uma edição do Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento que já trouxe grandes nomes do indie, pop,…

Ver Post
Destaques da Comic-Con 2015: Tarantino e Del Toro Divulgam Seus Novos Filmes
quarta-feira, 18h44
Destaques da Comic-Con 2015: Tarantino e Del Toro Divulgam Seus Novos Filmes

  O San Diego Comic-Con é, possivelmente, o maior evento nerd do planeta. Estúdios de cinema e televisão se estapeiam pela oportunidade de apresentarem seus novos projetos e criar a…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com