Quinta da Nostalgia: A Primeira Reportagem Cinematográfica Com Som

 

O “Quinta da Nostalgia” de hoje celebra o dia 18 de junho com um grande marco na história do cinema mundial: a projeção da primeira reportagem cinematográfica sonora. O evento cinematográfico aconteceu na cidade de Nova Iorque em 1927 com a transmissão da recepção do aviador norte-americano Charles Lindbergh, após o vôo sem escalas sobre o Atlântico.

charles-stlouis

Charles Augustus Lindbergh foi um pioneiro da aviação americano e ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas em avião, em 1927. Porém, o primeiro voo transatlântico realizado de fato é de autoria dos pilotos brasileiros João Ribeiro de Barros, Newton Braga e João Negrão, em 28 de abril de 1927, ou seja, 23 dias antes do feito de Lindbergh.

Desde muito jovem ele se interessou pela tecnologia, tanto que começou a estudar engenharia, porém não se apaixonou de forma tão arrebatadora. Decidido,  ele mudou-se para a cidade de Nebraska, aprendeu a voar e se inscreveu na escola de vôo do Exército do Ar Estadunidense em San Antonio (Texas), onde se graduou como o aluno número 1 da turma. Ainda como membro do Exército do Ar, Lindbergh começou a trabalhar como piloto em vôos postais de Chicago a St. Louis.

Certa vez, um hoteleiro Raymond Orteig ofereceu 25.000 dólares ao primeiro piloto que fosse capaz de voar de Nova Iorque a Paris sem realizar escalas. Lindbergh resolveu se arriscar e aceitou o desafio.

Apoiado por um grupo de homens de negócios de St. Louis, Lindbergh supervisionou a construção de seu avião especial.

O desenho monoplano do Spirit of St. Louis e a ausência de um co-piloto, obrigaram Lindbergh a se responsabilizar também por trabalhos mecânicos e a manter-se alerta durante todo o tempo do vôo.

O mau tempo e a perspectiva de que o vôo transatlântico seria adiado para era alta, porém, em 19 de maio saiu um relatório de clima favorável devido a uma pausa na chuva. No dia seguinte, ele chegou no aeroporto antes do amanhecer, preparou o plano de voo e começou a viagem histórica

Em 20 de maio de 1927, Charles Lindbergh decolou de Roosevelt Field (Nova Iorque). Depois de superar inúmeros obstáculos e o tempo de 33 horas e 30 de voo, o avião pousou em Le Bourget (Paris) e ele então, se tornou em herói de toda uma nação americana e mundial.

augusta-chronicle-newspaper-charles-lindbergh-solo-flight

stlouis_people

No regresso a Nova Iorque, Lindbergh foi recebido com um grande desfile e recebeu a medalha de Honra do Congresso. Ele também foi promovido ao cargo de coronel do Exército do Ar e recebeu a distinta Cruz de Vôo. Recebeu diversas ofertas para figurar em comerciais, porém ele sempre as recusou alegando que era um piloto, não um anunciante.

Confira no vídeo abaixo o relato de uma senhora de 90 anos que esteve no dia do regresso de Charles ao solo francês. Ela era uma garotinha de apenas 06 anos e nos conta como muita clareza sobre a comoção de centenas e centenas de pessoas que aguardavam ansiosas o retorno do piloto. Vocês também podem conferir, as imagens de arquivo da famosa primeira reportagem cinematográfica sonora do mundo! Confiram esta preciosidade!

 

 

The Spirit of St. Louis também tornou-se um filme biográfico dirigido por Billy Wilder em 1957 e foi estrelado pelo astro James Stewart como o piloto Charles Lindbergh. O roteiro foi adaptado por Charles Lederer, Wendell Mayes e Billy Wilder do livro autobiográfico de Lindbergh que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1954.

No Oscar de 1958, Louis Lichtenfield  ganhou uma nomeação na categoria “Melhor Efeitos Especiais” pelo trabalho no filme.

Sobre o Autor

Ellen Ferreira
Cineasta e Jornalista. Ama se refugiar no cinema, maratonar séries e ouvir trilhas sonoras de filmes enquanto trabalha. Gostaria de ter trocado correspondências de amizade com o genial J.R.R Tolkien e de ter dirigido os filmes da era de ouro de Hollywood. Dedicada a criar, fazer filmes, pesquisar, escrever histórias e desbravar o máximo da cultura mundial.

Comentários
Sobre Hermione e a Representatividade
segunda-feira, 21h02
Sobre Hermione e a Representatividade

Recentemente, a produção da peça teatral Harry Potter and the Cursed Child, uma continuação direta da série de livros escrita por J.K. Rowling, divulgou uma foto com os atores que…

Ver Post
Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes que o Ano Acabe (Parte 1)
segunda-feira, 16h53
Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes que o Ano Acabe (Parte 1)

  Em um ano de muitos lançamentos e muitas surpresas, é comum que alguns passem um pouco despercebidos ou não chamem tanto a atenção da mídia e do público. Outros…

Ver Post
Procurando Dory: Novo Cartaz Divulgado!
segunda-feira, 15h02
Procurando Dory: Novo Cartaz Divulgado!

    A apresentadora Ellen DeGeneres que dá voz à Dory divulgou em seu Twitter o novo cartaz fofíssimo do tão esperado longa-metragem da Disney/Pixar, Procurando Dory. Com a frase…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com