Queens Of The Stone Age Encerra a Turnê “…Like Clockwork”

 

Queens of The Stone Age

“Vejo vocês em dois anos”, anunciou Josh Homme, frontman da banda Queens of the Stone Age, antes de apresentar a última música do show que marca o encerramento da turnê de seu mais recente álbum.

“…Like Clockwork”, lançado em 4 de Junho de 2013, deu origem a feitos inéditos para a banda norte-americana. Seu sexto trabalho de estúdio foi o primeiro a ser lançado pela Matador Records e também a chegar ao topo da Billboard, ranking oficial de vendas musicais. Também foi a primeira vez que o Queens, atualmente formado por Joshua Homme (vocais e guitarra), Troy Van Leeuwen (guitarra, backing vocals, teclado), Dean Fertita (teclados, guitarra, backing vocals), Michael Shuman (baixo, backing vocals, percussão) e Jon Theodore (bateria, percussão), incluiu o Brasil em sua turnê mundial solo. Antes de tocar seu set completo em São Paulo no dia 25 e em Porto Alegre no dia 27 de Setembro deste ano, o grupo só tinha passado pelo país em festivais – Rock In Rio em 2001, SWU em 2010 e Lollapalooza em 2013. Tendo recebido três indicações aos prêmios Grammy, incluindo o de Melhor Álbum de Rock e Canção de Rock por “My God is The Sun”, o Queens of the Stone Age também apareceu na lista das 50 melhores performances de rock de 2013 feita pela revista Rolling Stone.

Sendo o primeiro álbum do Queens desde “Era Vulgaris”, de 2007, “…Like Clockwork” teve razões sérias para demorar tanto para ser concluído. Josh Homme, único membro da formação original e líder natural da banda, chegou a morrer durante um procedimento cirúrgico na perna. Depois disso, foi acometido por uma doença que o deixou meses de cama, o que assustou sua família – a esposa Brody Dalle, também música, e as duas filhas, uma de dois anos e outra de sete. Em uma entrevista concedida à rádio KROQ, Josh afirmou que a música o ajudou a enfrentar um momento tão difícil: “Seria uma pena deixar as coisas de que você tem medo ditarem o que você faz porque você tenta evitá-las, e a música é um jeito maravilhoso de virar e encarar tudo isso de frente”.

Capa do álbum Queens of The Stone Age

Capa do álbum “…Like Clockwork”

 

Assim, Josh reuniu forças dentro e fora de si para dar conta da tarefa nada fácil. “…Like Clockwork” conta com participações de amigos de Homme e músicos de peso, tais como Alex Turner (Arctic Monkeys), Trent Reznor (Nine Inch Nails) e Dave Grohl (ex-Nirvana, atual líder do Foo Fighters e parceiro de Homme na banda Them Crooked Vultures e em trabalhos anteriores do próprio Queens). Josh também se surpreendeu ao receber um telefonema de Elton John para aventar a possibilidade de uma colaboração. Na mesma entrevista citada acima, Josh exibe seu humor característico ao comentar sobre Elton, que tocou piano na faixa “Fairweather Friends”: “em dois minutos no telefone, nós já começamos a brincar um com o outro. Ele disse: ‘A única coisa que falta na sua banda é uma rainha de verdade.’ E eu respondi: ‘Querida, você não faz ideia.’”

 

O show de Halloween do dia 31 de Outubro foi uma celebração completa do sucesso da turnê que durou quase dois anos. Além de um concurso de fantasias, uma casa mal-assombrada e abertura da banda The Kills e de JD McPherson, o show especial no The Forum, em Los Angeles, contou também com a presença especial de Jake Shears, do Scissor Sisters, na canção “Keep Your Eyes Peeled” (revivendo sua participação na gravação da faixa) e do controverso ex-baixista do Queens, Nick Oliveri. Ele entrou no palco para a abertura com sua banda The Uncontrollable e também para o bis, onde cantou músicas raras em performances ao vivo. Ver Oliveri fantasiado de diabo ao lado de Homme vestido de padre sintetiza a relação antagônica que por muito tempo existiu entre os dois músicos.

Oliveri, que havia trabalhado com Homme desde a banda Kyuss, deixou o Queens em 2004, mas fez backing vocals na canção “If I Had a Tail”, de ‘…Like Clockwork’. Antes do show de Halloween, Oliveri dividiu brevemente o palco com a sua antiga banda pela primeira vez em dez anos em Abril desse ano. Se essa aproximação pode significar uma volta de Nick ao Queens, o tempo dirá.

O que resta aos fãs é rezar para que o padre Josh Homme continue inspirado como sempre e contar os minutos até o próximo álbum do Queens – like clockwork…

Setlist:
Keep Your Eyes Peeled
Feel Good Hit of the Summer
The Lost Art of Keeping a Secret
My God Is the Sun
Smooth Sailing
If I Had a Tail
Little Sister
Someone’s in the Wolf
The Vampyre of Time and Memory
I Sat by the Ocean
Make It Wit Chu
Regular John
No One Knows
Go With the Flow

Bis:
You Think I Ain’t Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire
Quick and to the Pointless (primeira performance desde 2004)
Auto Pilot (primeira performance desde 2005)
Another Love Song (primeira performance desde 2004)
Gonna Leave You (primeira performance desde 2004)
A Song for the Dead

Sobre o Autor

Anna Israel
Formada em Comunicação Social – Cinema pela PUC-Rio, tive a sorte de fazer intercâmbios para a UCLA, NYU e Cornell nos EUA, de conhecer alguns dos meus grandes ídolos e de ganhar prêmios com meus trabalhos. Para viver, só preciso de cinema, TV e música. Mas boas horas de sono e chocolate também vêm a calhar.

Comentários
Florence + The Machine e Alabama Shakes Se Apresentam No Rio Em Março
quarta-feira, 16h28
Florence + The Machine e Alabama Shakes Se Apresentam No Rio Em Março

    Como já é de costume, com todas as edições do Lollapalooza Brasil, vários artistas já começaram a confirmar seus sideshows pelo país. O Bad Religion passa por Curitiba,…

Ver Post
8 Escritores Que Viraram Roteiristas
quinta-feira, 11h03
8 Escritores Que Viraram Roteiristas

Adaptações cinematográficas e obras literárias abundam por aí. Todo ano mais e mais pessoas reclamam que Hollywood está sem ideias e só vive de adaptações e remakes. Isso pode até…

Ver Post
Vicious, o melhor sitcom do momento finalmente voltou
terça-feira, 19h02
Vicious, o melhor sitcom do momento finalmente voltou

E o dia mais esperado do ano, finalmente chegou para mim. Depois de dois anos de espera finalmente a segunda temporada de Vicious estreou.  Eu sei que já deveria estar…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com