Ponte dos Espiões – Crítica

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votes, average: 0,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.

 

pontedosespioes-spielberg

 

Direção: Steven Spielberg

Roteiro: Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen

Elenco: Tom Hanks, Mark Rylance, Amy Ryan, Alan Alda, Austin Stowell, Will Rogers, Domenick Lombardozzi e Sebastian Koch 

Nota: 4 de 5 estrelas

No auge da Guerra Fria, confronto ideológico que colocou EUA e URSS frente a frente, o advogado especializado em seguros James “Jim” B. Donovan (Tom Hanks)  é convidado (sem direito a recusa) a ingrata tarefa de representar o escritório de advocacia no qual atual na defesa de  Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Donovan, um especialista em seguros e sem a menor experiência prévia nesse tipo de defesa mergulha no caso, transformando-o em uma das grandes portas de diálogo entre os dois lados, sendo enviado a Berlim para fazer um acordo para a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos. Chegando lá, Jim percebe a oportunidade de transformar a negociação em algo maior, propondo então a troca do espião russo por dois americanos. A missão não se apresenta nada simples, uma vez que o êxito da tacada dependeria de negociações bem-sucedidas com as lideranças soviéticas e alemãs-orientais, ávidas por reconhecimento internacional e aval dos EUA como potência independente. Não há grandes reviravoltas no caminho natural da ideia do advogado Donovan, mas o filme prende sua atenção e respiração na forma, quase kamikaze, na qual o advogado se aventura em terras hostis da devastada Alemanha Oriental e em como ele dribla os entraves impostos pelas barreiras ideológicas vigentes. A imersão de Jim nesse território leva o espectador junto, colocando-o lado a lado com o advogado, diante de soldados intolerantes, gangues urbanas e uma população completamente desesperada. Jim passa então de advogado figurativo de um espião russo condenado antes mesmo do julgamento a principal porta-voz do governo americano no resgate do piloto Francis Gary Powers,  cujo avião (em missão espiã) foi abatido na União Soviética. De quebra, ainda passa a ter em suas mãos a libertação do estudante Frederic L. Pryor (Will Rogers), capturado transitando entre as duas Alemanhas em pleno momento de consolidação do muro de Berlim. A troca dos presos é, sem dúvidas, a hora na qual o cinema fica paralisado, pois nenhuma garantia é infalível.

Spielberg dificilmente comete grandes erros. E quando os comete, costuma ser muito mais pelo filme não decolar em decorrência de atuações individuais do que pela trama e amarração. Nesse quesito, o diretor reduziu drasticamente sua margem de erro com a certeira escalação de Tom Hanks, que trouxe a dose certa de tensão e altivez para Donovan que, ao se ver em uma sinuca de bico, executa seu trabalho com brilhantismo e humanidade à flor da pele. Destaque também para a atuação de Mark Rylance, que conseguiu trazer o drama que se espera de quem vem de terras geladas e que se vê numa situação onde não depende mais de suas forças. Outro mérito do filme é a forma didática como explica um tema tão complexo como a Guerra Fria, exibindo traços ilustrativos certeiros do que era a tensão da época. Figurinos impecáveis, cenografia e fotografia – que fazem você esquecer que está em 2015 – completam essa obra que já dispara como uma das favoritas ao Oscar.

 

Sobre o Autor

Daniel Accioly
Formado em Comunicação Social – Publicidade pela PUC-Rio, é também músico e produtor. Escreve para outras mídias sobre diversos temas e utiliza a Sétima Arte como terapia escapista para a rotina bélica do mundo contemporâneo.

Comentários
Os Monstros do Rock Vêm Aí
quinta-feira, 19h12
Os Monstros do Rock Vêm Aí

    Fãs de metal e hard rock, corram: as vendas para o festival Monsters of Rock começam à meia noite dessa sexta-feira, dia 19/12/2014. O horário da compra é…

Ver Post
CBS divulga os trailers de suas novas séries
quarta-feira, 19h33
CBS divulga os trailers de suas novas séries

Uma nova Fall season, novas séries para acompanhar. O canal americano CBS divulgou imagens e trailers das suas novas séries. Supergirl Supergirl é baseado nos personagens criados pela DC Comics…

Ver Post
Primeiras Imagens das Serpentes de Areia na Quinta Temporada de Game of Thrones
terça-feira, 22h49
Primeiras Imagens das Serpentes de Areia na Quinta Temporada de Game of Thrones

  Para quem não sabe, uma das novidades mais interessantes sobre a divulgação da nova temporada de Game of Thrones é o site MakingGameofThrones.com. Esse link oferece um first look…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com