O Oscar Não Acabou: 4 Estreias Imperdíveis

 

 

4 filmes imperdíveis - Oscar 2015

 

A cerimônia do Oscar passou e os prêmios já foram entregues, mas muitos dos indicados ainda não estrearam no Brasil. Isso acontece todo ano, já que muitos dos potenciais candidatos ao prêmio da Academia são lançados nos cinemas americanos no final do ano – estratégia utilizada para transformar a divulgação proveniente da indicação em uma bilheteria mais expressiva.

Apesar de todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme já terem estreado por aqui, alguns filmes muito bons ainda estão por vir e, por isso, separamos as próximas estreias que mais estamos animados em ver:

 

Para Sempre Alice – 12 de março

O filme que deu o Oscar de Melhor Atriz para Julianne Moore conta a história de Alice Howland (Moore), uma renomada professora de linguísticas que acaba sendo diagnosticada com um caso prematuro de doença de Alzheimer. O filme conta com uma direção sutil e um elenco secundário – formado por Alec Baldwin, Kristen Stewart e Kate Bosworth – sólido, mas acaba apoiando-se inteiramente na atuação de Moore, que está arrebatadora no papel de uma mulher que vê sua vida e seu passado desmoronar à sua volta, colocando uma dose certa de emoção sem jamais recorrer a clichês.

 

Vício Inerente – 26 de março

Indicado às categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino, o novo filme de Paul Thomas Anderson – um diretor com uma filmografia invejável que inclui Sangue Negro, Magnólia e O Mestre – é extremamente fiel à obra de Thomas Pynchon, da qual foi adaptada, conseguindo a difícil proeza de capturar o clima psicodélico e levemente perturbador do livro original. O filme conta a história de Doc Sportello (Joaquin Phoenix), que acaba se envolvendo em uma complexa conspiração enquanto investigava o desaparecimento de um milionário do ramo imobiliário, a pedido de sua ex-namorada. É bem provável que o filme acabe não agradando muita gente; assim como os livros de Pynchon, visualizações múltiplas do filme talvez sejam necessárias para capturar toda a sua beleza.

 

O Sal da Terra – 26 de março

Este filme, que conta a história do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário. Ele acompanha Salgado nas suas peregrinações pelo mundo, registrando imagens de povos e culturas diferentes, parte do seu projeto Gênesis. Dirigido pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado, e pelo alemão Wim Wenders – do belíssimo Asas do Desejo –, o documentário é uma obra tocante, capaz de satisfazer os admiradores do trabalho de Salgado e pessoas que ainda não conhecem o fotógrafo.

 

O Conto da Princesa Kaguya – 23 de abril

https://www.youtube.com/watch?v=3u8bn1lUG_M

Grande injustiçado do Oscar de Melhor Animação, este incrível filme de Isao Takahata – do Estúdio Ghibli! – possui uma sensibilidade incomum. Misturando uma animação singela com uma história poderosa, o filme é sobre um casal de camponeses que, um dia, encontra uma pequena princesa no bosque. A princesa logo transforma-se em um bebê, que passa a ser cuidado pelos dois; porém, conforme ela vai crescendo, seu pai percebe que ela está destinada a um destino mais grandioso do que uma simples vida de camponesa e, com o dinheiro achado no mesmo local que a princesa, decide mudar-se para a cidade e transformá-la em nobreza. Misturando temas complexos como desejo, amor e religião de forma singular, o filme é um como poucos.

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

Comentários
A 5ª Onda – Crítica
sábado, 13h41
A 5ª Onda – Crítica

Uma Invasão do Terrível Direção: J Blakeson Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Liev Schreiber Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman, Jeff Pinkner Nota: 1 de 5 estrelas É seguro dizer que nem…

Ver Post
10 Excelentes Episódios de A Casa da Árvore dos Horrores
domingo, 15h19
10 Excelentes Episódios de A Casa da Árvore dos Horrores

  Boo!   Poucas coisas ficaram tão associadas com o dia das bruxas na cultura popular quanto a Casa da Árvore dos Horrores. O programa, que começou como um costume…

Ver Post
Ressurreição – Crítica
sexta-feira, 17h20
Ressurreição – Crítica

  Direção: Kevin Reynolds Elenco: Joseph Fiennes, Tom Felton, Peter Firth e Cliff Curtis Roteiro: Paul Reynolds e Paul Aiello Nota: 4,5 de 5 estrelas   Uma história já “batida”…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com