Os Melhores Discos de 2015

 

montagem1

Tentar definir 2015 em um só estilo musical é bem difícil, principalmente se for levar em conta a quantidade de ótimos discos lançados durante o ano. Teve música de protesto, bandas se reinventando, outras mostrando que vieram pra ficar, além de cantoras brasileiras que lançaram novos discos acompanhadas de talentos da nova geração da música nacional. Como a lista é bem extensa, selecionamos os cinco melhores álbuns deste ano, entre lançamentos internacionais e brazucas. Confere aí!


#1. Sound & Color – Alabama Shakes

Quando uma banda que chega ao hype no primeiro disco anuncia seu segundo trabalho, cria-se uma grande expectativa em torno do lançamento. E não foi diferente com o Alabama Shakes. Depois do sucesso de Boys & Girls (2012), o grupo liderado pela genial Brittany Howard botou na praça Sound & Color superando todas as expectativas geradas sobre o trabalho. Se aventurando por mares que vão além do blues rock do primeiro disco, o álbum começa viajante com a música título e entra na trilha do soul, do Southern rock, e há espaço até para psicodelia. Sem ponto fraco, faixas como “Dunes”, “Over My Head” e “Gimme All Your Love” se destacam, mas é impossível pular alguma música durante a audição.


#2. How Big, How Blue, How Beautiful – Florence + The Machine

A faixa de abertura já dá o tom do que vem pela frente. Em seu terceiro álbum, Florence deixa sua aura de fada e o clima de culto um pouco de lado e ousa em arranjos mais animados nos quais os violões se destacam mais que em trabalhos. Entre as 11 faixas principais, a britânica mostra sua força em belas composições como “Ship to Wreck”, “Delilah” e “Third Eye”. Ainda há momentos mais rock como “What Kind of Man”, que lembra algo de R.E.M., e “St. Jude”, faixa que poderia muito bem figurar em Ceremonials (2011).


#3. Currents – Tame Impala

Com talento já comprovado, Kevin Parker, líder da banda australiana, lançou um álbum leve sem obrigação de provar nada a ninguém. Elevando o nível de psicodelia, Currents traz um Tame Impala mais pop, com menos guitarras e mais sintetizadores, criando um clima viajante e dançante. “‘Cause I’m a Man” traz um pouco de melancolia para o disco, enquanto “Let it Happen” abre o trabalho com a experimentação que já é marca registrada do grupo.  Ponto alto do trabalho, “The Less I Know The Better” tem pegada dançante e fica bem em qualquer pista de dança.


#4. A Mulher do Fim do Mundo – Elza Soares

A voz de Elza continua forte e potente. Em seu novo disco, além de mostrar o canto que emocionou e inspirou muita gente, a cantora ainda apresenta composições de novos compositores e é acompanhada por uma banda competente formada por músicos contemporâneos como Kiko Dinucci, Marcelo Cabral, Rodrigo Campos, Felipe Roseno, e direção artística de Celso Sim e Rômulo Fróes. Entre os temas do disco estão “Maria da Vila Matilde”, que fala sobre violência contra a mulher, “Luz Vermelha”, inspirada no lendário Bandido da Luz Vermelha, além da incrível “Dança” e o partido alto “Pra Fuder”. E Elza põe pra fuder de verdade!

https://www.youtube.com/watch?v=IVxztdw2R4Q


#5. Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa – Emicida

Uma viagem à África foi a inspiração para o segundo disco da carreira de Emicida. Cantando a cultura do continente e a influência na nossa própria cultura, o rapper paulistano passa também por ritmos afro-brasileiros, como o samba, para contar sua história. Em letras que falam sobre violência, amor e racismo, o músico conta com a ajuda de outros rappers para dar um tapa na cara na sociedade em faixas como “Boa Esperança” – que gerou um dos clipes mais interessantes do ano – e “Mandume”. Outros destaques são a emocionante “Mãe”, “Casa”, além de “Baiana”, com participação de Caetano Veloso, e o hit “Passarinhos”, que conta com a voz doce de Vanessa da Mata.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Conheça os Finalistas do Rio Banda Fest (Parte 2)
quarta-feira, 19h23
Conheça os Finalistas do Rio Banda Fest (Parte 2)

    Ontem apresentamos três das cinco bandas que vão se apresentar na final do Rio Banda Fest nesta quinta-feira, dia 4. Com a proposta de divulgar e promover a…

Ver Post
Rachel McAdams Confirma Que Está No Elenco de Doutor Estranho
segunda-feira, 17h44
Rachel McAdams Confirma Que Está No Elenco de Doutor Estranho

    Durante o Festival Internacional de Filmes de Toronto, Rachel McAdams confirmou ao TheWrap Monday que será a protagonista feminina de Doutor Estranho ao lado de Benedict Cumberbatch (Sherlock).…

Ver Post
Taylor Swift irá estrear o clipe de Bad Blood no Billboard Music Awards
quinta-feira, 10h40
Taylor Swift irá estrear o clipe de Bad Blood no Billboard Music Awards

The Wait is almost over. Taylor Swift anunciou hoje que o vídeoclipe de Bad Blood estreará no Billboard Music Awards. A premiação irá acontecer no dia 17 de maio e…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com