O Melhor do Gênero Nordic-Noir na TV

 

Nos últimos anos os países escandinavos tem produzido grandes dramas-policiais de sucesso internacional. O estilo é tão característico que se discute o início de um novo gênero: o Nordic-Noir. Eles são em geral investigações policiais, escuros e cheios de suspense. Um ponto interessante das séries escandinavas é a quantidade de protagonistas mulheres, fortes e bem escritas. Diferente do clássico film-noir, aqui elas não são femme fatale, mas sim detetives. Segue a nossa lista!

5 – Wallander (2006)

wallander_pipocaeguaranaa

Da nossa lista Wallander é a única cujo personagem principal é um homem. A série é sueca e foi depois adaptada com atores britânicos e filmada também na Suécia, mas a versão original é até hoje a com melhores críticas. A série é uma adaptação dos livros de Henning Menkel e conta a história do depressivo policial Kurt Wallender que testemunha o bizarro suicídio de uma garota. Essa é certamente uma das primeiras séries escandinavas a se tornar sucesso internacional e ser adaptada. Ela esteve no ar de 2006 a 2014 e tem apenas três temporadas (com um final em aberto), já a versão inglesa continuou e estreou esse ano a sua quarta temporada. Ambas as versões podem ser conferidas na Netflix.

4 – The Killing (Forbrydelsen)(2007)

thekilling_pipocaeguarana

 

Um grande sucesso dinamarquês adaptado pelos EUA. Ambas as versões são parecidas e excitantes mas é indiscutível que o original tem um tom muito mais escuro e assustador. A série começa com o assassinato de uma garota e Sarah Lund é a detetive responsável por investigar o caso. A série dinamarquesa não foi além da terceira temporada, já a americana teve a quarta estreada ano passado como série original Netflix.

3 – Dicte (2012)

dicte-pipocaeguarana

Os produtores de Dicte gostam de chamar a série de uma mistura de Sex and the City e The Killing. Combinação tão estranha que a série chegou a ser cancelada antes mesmo de estrear. Porém, depois de mudanças drásticas na equipe, roteiro e estética do projeto, Dicte se tornou um sucesso. A personagem principal que dá nome à série é uma repórter criminal que participa das investigações de assassinato. Ainda não encontrei Carrie Bradshaw em Dicte, mas se quiser procurar também, a série entrou recentemente no catálogo da Netflix.

2 – Borgen (2010)

borgen_pipocaeguarana2

 

Já falamos de Borgen aqui no site. Ela trouxe várias questões e provocou mudanças na sociedade dinamarquesa contando a jornada de Brigitte, a primeira mulher a liderar o parlamento do país, lutando para manter o poder e sua vida familiar. No Brasil Borgen foi exibido pela +Globosat. Apesar de Borgen não ser um drama policial, ela conta com um escuro universo de segredos, conspirações e estratégias políticas.

1 – The Bridge (Bron) (2011)

 

The Bridge

 

Certamente um dos maiores sucessos do gênero. The Bridge (Bron) é uma coprodução Suécia e Dinamarca que começa com um corpo encontrado no meio da ponte que liga os dois países. Saga, detetive sueca e Kim, dinamarquês, tornam-se parceiros para solucionar o crime. The Bridge (Bron) também teve adaptações na Inglaterra e nos EUA mas diferente de The Killing e Wallander, cada versão muda drasticamente. A versão inglesa se chama The Tunnel, porque o corpo é encontrado no tunel do canal da mancha entre a Inglaterra e a França. Já a americana manteve o mesmo título e aborda a fronteira entre EUA e México. The Bridge (Bron) estreou a terceira temporada esse ano e a quarta ainda não foi confirmada. A série se reinventou e muita coisa acontece entre Saga e Kim. Você pode assistir a tudo pela Netflix.

Sobre o Autor

Eric Bitencourt
Não vê todos os filmes que devia, não assiste todas as séries que devia e nem ouve todas as músicas que devia. Mas tenta. Formado em Cinema no Rio, Eric vive em Köln, na Alemanha, onde se dedica a estudar e escrever para novas mídias.

Comentários
Som de Segunda: A Experiência Lollapalooza
segunda-feira, 16h43
Som de Segunda: A Experiência Lollapalooza

Após seis edições fica cada vez mais evidente que o perfil do Lollapalooza Brasil mudou, não só na curadoria dos palcos, mas também no público. Quando era realizado no Jockey Club,…

Ver Post
Queens Of The Stone Age Encerra a Turnê “…Like Clockwork”
segunda-feira, 17h35
Queens Of The Stone Age Encerra a Turnê “…Like Clockwork”

  “Vejo vocês em dois anos”, anunciou Josh Homme, frontman da banda Queens of the Stone Age, antes de apresentar a última música do show que marca o encerramento da…

Ver Post
Britney Spears divulga o clipe de Pretty Girls
quarta-feira, 11h31
Britney Spears divulga o clipe de Pretty Girls

  Depois de ser adiado, finalmente a Britney Spears divulgou o clipe de Pretty Girls. O vídeo que conta com a participação da rapper Iggy Azalea tem uma vibe alien nos…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com