O Melhor do Gênero Nordic-Noir na TV

 

Nos últimos anos os países escandinavos tem produzido grandes dramas-policiais de sucesso internacional. O estilo é tão característico que se discute o início de um novo gênero: o Nordic-Noir. Eles são em geral investigações policiais, escuros e cheios de suspense. Um ponto interessante das séries escandinavas é a quantidade de protagonistas mulheres, fortes e bem escritas. Diferente do clássico film-noir, aqui elas não são femme fatale, mas sim detetives. Segue a nossa lista!

5 – Wallander (2006)

wallander_pipocaeguaranaa

Da nossa lista Wallander é a única cujo personagem principal é um homem. A série é sueca e foi depois adaptada com atores britânicos e filmada também na Suécia, mas a versão original é até hoje a com melhores críticas. A série é uma adaptação dos livros de Henning Menkel e conta a história do depressivo policial Kurt Wallender que testemunha o bizarro suicídio de uma garota. Essa é certamente uma das primeiras séries escandinavas a se tornar sucesso internacional e ser adaptada. Ela esteve no ar de 2006 a 2014 e tem apenas três temporadas (com um final em aberto), já a versão inglesa continuou e estreou esse ano a sua quarta temporada. Ambas as versões podem ser conferidas na Netflix.

4 – The Killing (Forbrydelsen)(2007)

thekilling_pipocaeguarana

 

Um grande sucesso dinamarquês adaptado pelos EUA. Ambas as versões são parecidas e excitantes mas é indiscutível que o original tem um tom muito mais escuro e assustador. A série começa com o assassinato de uma garota e Sarah Lund é a detetive responsável por investigar o caso. A série dinamarquesa não foi além da terceira temporada, já a americana teve a quarta estreada ano passado como série original Netflix.

3 – Dicte (2012)

dicte-pipocaeguarana

Os produtores de Dicte gostam de chamar a série de uma mistura de Sex and the City e The Killing. Combinação tão estranha que a série chegou a ser cancelada antes mesmo de estrear. Porém, depois de mudanças drásticas na equipe, roteiro e estética do projeto, Dicte se tornou um sucesso. A personagem principal que dá nome à série é uma repórter criminal que participa das investigações de assassinato. Ainda não encontrei Carrie Bradshaw em Dicte, mas se quiser procurar também, a série entrou recentemente no catálogo da Netflix.

2 – Borgen (2010)

borgen_pipocaeguarana2

 

Já falamos de Borgen aqui no site. Ela trouxe várias questões e provocou mudanças na sociedade dinamarquesa contando a jornada de Brigitte, a primeira mulher a liderar o parlamento do país, lutando para manter o poder e sua vida familiar. No Brasil Borgen foi exibido pela +Globosat. Apesar de Borgen não ser um drama policial, ela conta com um escuro universo de segredos, conspirações e estratégias políticas.

1 – The Bridge (Bron) (2011)

 

The Bridge

 

Certamente um dos maiores sucessos do gênero. The Bridge (Bron) é uma coprodução Suécia e Dinamarca que começa com um corpo encontrado no meio da ponte que liga os dois países. Saga, detetive sueca e Kim, dinamarquês, tornam-se parceiros para solucionar o crime. The Bridge (Bron) também teve adaptações na Inglaterra e nos EUA mas diferente de The Killing e Wallander, cada versão muda drasticamente. A versão inglesa se chama The Tunnel, porque o corpo é encontrado no tunel do canal da mancha entre a Inglaterra e a França. Já a americana manteve o mesmo título e aborda a fronteira entre EUA e México. The Bridge (Bron) estreou a terceira temporada esse ano e a quarta ainda não foi confirmada. A série se reinventou e muita coisa acontece entre Saga e Kim. Você pode assistir a tudo pela Netflix.

Sobre o Autor

Eric Bitencourt
Não vê todos os filmes que devia, não assiste todas as séries que devia e nem ouve todas as músicas que devia. Mas tenta. Formado em Cinema no Rio, Eric vive em Köln, na Alemanha, onde se dedica a estudar e escrever para novas mídias.

Comentários
Procurando Dory: Novo Cartaz Divulgado!
segunda-feira, 15h02
Procurando Dory: Novo Cartaz Divulgado!

    A apresentadora Ellen DeGeneres que dá voz à Dory divulgou em seu Twitter o novo cartaz fofíssimo do tão esperado longa-metragem da Disney/Pixar, Procurando Dory. Com a frase…

Ver Post
Wes Craven, Lendário Diretor de Filmes de Terror, Morre aos 76 anos
domingo, 23h04
Wes Craven, Lendário Diretor de Filmes de Terror, Morre aos 76 anos

    Wes Craven, mais conhecido como o criador das populares franquias de terror A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) e Pânico (Scream), faleceu essa tarde devido…

Ver Post
Começam as Gravações do “Último” Resident Evil
quarta-feira, 17h47
Começam as Gravações do “Último” Resident Evil

Se passaram 13 anos desde que vivemos pela primeira vez a atriz Milla Jovovich na pele de Alice, na saga Resident Evil. A franquia que começaria ser gravada no ano…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com