As Fórmulas dos Gêneros Cinematográficos

Quantas vezes você assistiu um filme e teve um “feeling” de já ter visto essa história antes? Quantas vezes você soube exatamente o que iria acontecer em cada cena?

– Ai, Roberta, quase sempre acontece isso comigo.

Há uma razão para isso, chéri. A maioria dos filmes segue uma linha de desenvolvimento tão manjada que os próprios espectadores já assistem ao filme sabendo qual caminho a história irá seguir. Para alguns isso chega a ser uma espécie de cobertor de segurança.

cobertor de segurança

Fonte: cartoonify-your-life

 

As pessoas vão ao cinema esperando um certo desenrolar da história e se sentem satisfeitas quando  recebem o que esperavam.

Ai de você se não entregar o esperado.

 

é porrada

O mocinho morre numa comédia romântica? As mina piram”

 

Outros gostam de ser surpreendidos, mas vamos ser sinceros, poucos filmes apostam no elemento surpresa, é muito arriscado e cinema ainda é “business”.

O meio cinematográfico precisa de garantias e nada melhor do que uma boa e velha fórmula para arrecadar milhões na bilheteria.

Um blogueiro (genial) identificou quais são as fórmulas seguidas pelos mais variados gêneros cinematográficos e as colocou em um gráfico bonitinho e colorido.


é porrada


Além de descrever o desenrolar das histórias, o moço ainda identifica o tempo de duração de cada gênero e em qual “fatia” do filme ocorrem os acontecimentos. Por exemplo, em um filme de terror no meio da história tem sempre um personagem falando “let’s split up”, ou seja, que é melhor o grupo se dividir para pedir ajuda (sabe de nada inocente).

O Jason vai te pegar - Sexta-feira 13

“Tô só esperando os idiotas se separarem pra eu poder matar um por um e completar os 98 minutos de duração do filme.”

 

Claro que certas descrições não devem ser levadas no sentido literal. Nem todo filme “Art House” tem o Phillip Glass como compositor da trilha. Isso é apenas uma piada com um fundo de verdade, pois se o compositor não é o Phillip Glass, com certeza, é alguém tentando sê-lo.

O dono do blog se chama John Atkinson e ele também é um cartunista bem talentoso

O blog bacaninha.

O Facebook do John.

Sobre o Autor

Roberta Figueiredo
Formada em Comunicação Social, produtora independente de cinema, respira conhecimento e se alimenta de cultura. Ariana, teimosa, gosta de caminhar na praia e fazer maratonas no Netflix. ;-)

Comentários
“Mostra Zé do Caixão – 80 anos” Estreia no Canal Brasil
quinta-feira, 15h52
“Mostra Zé do Caixão – 80 anos” Estreia no Canal Brasil

  Foi em uma sexta-feira 13, em março de 1936, que nasceu José Mojica Marins. Com ele, o cinema brasileiro, a partir da década de 60, ficou mais sombrio com…

Ver Post
Conheça os Finalistas do Rio Banda Fest (Parte 2)
quarta-feira, 19h23
Conheça os Finalistas do Rio Banda Fest (Parte 2)

    Ontem apresentamos três das cinco bandas que vão se apresentar na final do Rio Banda Fest nesta quinta-feira, dia 4. Com a proposta de divulgar e promover a…

Ver Post
Aliança do Crime – Crítica
quinta-feira, 22h26
Aliança do Crime – Crítica

    Direção: Scott Cooper Elenco: Johnny Depp , Dakota Johnson, Benedict Cumberbatch, Juno Temple, Joel Edgerton , Kevin Bacon , Corey Stoll , Adam Scott Nota: 3 de 5 estrelas   Estreou no Brasil no último dia…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com