Festival do Rio Anuncia Seleção de Filmes

11960003_1008187429201842_5069851753624064751_n

Já é tradição: basta chegar o mês de setembro para que eu fique animado pelo Festival do Rio. O evento, o maior festival cinematográfico da cidade—talvez, inclusive, do Brasil inteiro—, chega este ano a sua 17a edição com uma seleção que inclui cerca de 250 filmes, 100 filmes a menos do que na edição do ano passado. Efeitos da crise? Possivelmente, como explica Ilda Santiago, a diretora do festival, em uma entrevista a O Globo:

Nos últimos três anos temos construído um processo de reestruturação, privilegiando qualidade, repensando circuito e número de filmes, tentando nos ajustar às demandas do público e da geografia da cidade. Neste ano, seguimos nesse caminho. Mas, evidentemente, a realidade de um impacto cambial e inflacionário nos levou a acelerar alguns pensamentos já em curso. Ficou mais caro trazer cópias e pagar passagens para convidados.

Nada que, em minha humilde opinião, irá prejudicar enormemente o festival. Apesar da falta de um carro-chefe que atraia um grande público, as duas semanas do evento não decepcionarão os cinéfilos cariocas: filmes como The Lobster, de Yorgos Lanthimos, Sicario, do nosso queridíssimo diretor Denis Villeneuve, e A Colina Escarlate, do não-menos-querido diretor Guillermo Del Toro prometem agitar as salas de cinema em outubro. Esses filmes já deram o que falar em Cannes e na San Diego Comic-Con, como mencionamos aqui e aqui, e agora o público carioca finalmente poderá conferí-los em primeira mão.

E isso não é tudo! Straight Outta Compton, o documentário sobre o cenário de rap na cidade californiana que foi sucesso de público nos Estados Unidos, Going Clear, o documentário sobre a igreja da Cientologia que causou polêmica, e O Final da Turnê, o filme sobre David Foster Wallace que foi rechaçado pela família do escritor, também estarão presentes.

Outra boa notícia do Festival do Rio deste ano é a da volta do Cine Odeon como o “cinema oficial” do festival. Ano passado ele estava fechado e a honraria foi transferida para o Cinépolis Lagoon, que, este ano, sediará os eventos de gala.

Quanto às tradicionais homenagens do festival, neste ano elas serão dadas ao cinema latino-americano, comtemplado na Première Latina, a Orson Welles, que completaria cem anos em 2015, aos Studios Ghibli, o tradicional estúdio de animações japonês que produziu sucessos como Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro—e que, injustamente, é ignorado anualmente no Oscar—, e aos diretors Wes Craven e Hal Hartley.

Então preparem suas carteiras e arrumem espaço na agenda, porque o Festival do Rio acontecerá entre os dias 1o e 14 de outubro. A lista completa dos filmes do festival poderá ser vista aqui. A programação oficial será anunciada na semana que vem.


Atualizado 25/09/2015

Agora já está disponível a programação completa do festival. Veja aqui.

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

Comentários
Feud: Bette and Joan – Crítica
segunda-feira, 16h22
Feud: Bette and Joan – Crítica

Ryan Murphy não satisfeito em ter criado nos últimos anos três séries antológicas (American Horror Story, Scream Queens e American Crime Story), em 2017 ele decidiu apostar em Feud. O…

Ver Post
Veja Bradley Cooper Brincar de “Roleta Russa” Com Ovos no The Tonight Show
domingo, 17h47
Veja Bradley Cooper Brincar de “Roleta Russa” Com Ovos no The Tonight Show

    O apresentador e comediante Jimmy Fallon recebeu essa semana em seu programa, The Tonight Show, o ator Bradley Cooper; como de costume Jimmy convidou Cooper para uma brincadeira.…

Ver Post
A Banda Gabi e Os Supersônicos Lança Videoclipe do Single “Questione Por Favor (Problema do Sistema)”
segunda-feira, 21h02
A Banda Gabi e Os Supersônicos Lança Videoclipe do Single “Questione Por Favor (Problema do Sistema)”

  O novo single da banda Gabi e Os Supersônicos não poderia ter chegado em uma hora melhor. No cenário político atual, não é difícil encontrar culpados para o estado em que…

Ver Post