Festival do Rio Anuncia Seleção de Filmes

11960003_1008187429201842_5069851753624064751_n

Já é tradição: basta chegar o mês de setembro para que eu fique animado pelo Festival do Rio. O evento, o maior festival cinematográfico da cidade—talvez, inclusive, do Brasil inteiro—, chega este ano a sua 17a edição com uma seleção que inclui cerca de 250 filmes, 100 filmes a menos do que na edição do ano passado. Efeitos da crise? Possivelmente, como explica Ilda Santiago, a diretora do festival, em uma entrevista a O Globo:

Nos últimos três anos temos construído um processo de reestruturação, privilegiando qualidade, repensando circuito e número de filmes, tentando nos ajustar às demandas do público e da geografia da cidade. Neste ano, seguimos nesse caminho. Mas, evidentemente, a realidade de um impacto cambial e inflacionário nos levou a acelerar alguns pensamentos já em curso. Ficou mais caro trazer cópias e pagar passagens para convidados.

Nada que, em minha humilde opinião, irá prejudicar enormemente o festival. Apesar da falta de um carro-chefe que atraia um grande público, as duas semanas do evento não decepcionarão os cinéfilos cariocas: filmes como The Lobster, de Yorgos Lanthimos, Sicario, do nosso queridíssimo diretor Denis Villeneuve, e A Colina Escarlate, do não-menos-querido diretor Guillermo Del Toro prometem agitar as salas de cinema em outubro. Esses filmes já deram o que falar em Cannes e na San Diego Comic-Con, como mencionamos aqui e aqui, e agora o público carioca finalmente poderá conferí-los em primeira mão.

E isso não é tudo! Straight Outta Compton, o documentário sobre o cenário de rap na cidade californiana que foi sucesso de público nos Estados Unidos, Going Clear, o documentário sobre a igreja da Cientologia que causou polêmica, e O Final da Turnê, o filme sobre David Foster Wallace que foi rechaçado pela família do escritor, também estarão presentes.

Outra boa notícia do Festival do Rio deste ano é a da volta do Cine Odeon como o “cinema oficial” do festival. Ano passado ele estava fechado e a honraria foi transferida para o Cinépolis Lagoon, que, este ano, sediará os eventos de gala.

Quanto às tradicionais homenagens do festival, neste ano elas serão dadas ao cinema latino-americano, comtemplado na Première Latina, a Orson Welles, que completaria cem anos em 2015, aos Studios Ghibli, o tradicional estúdio de animações japonês que produziu sucessos como Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro—e que, injustamente, é ignorado anualmente no Oscar—, e aos diretors Wes Craven e Hal Hartley.

Então preparem suas carteiras e arrumem espaço na agenda, porque o Festival do Rio acontecerá entre os dias 1o e 14 de outubro. A lista completa dos filmes do festival poderá ser vista aqui. A programação oficial será anunciada na semana que vem.


Atualizado 25/09/2015

Agora já está disponível a programação completa do festival. Veja aqui.

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

Comentários
Som de Segunda: As Melhores Playlists do Spotify
segunda-feira, 20h29
Som de Segunda: As Melhores Playlists do Spotify

Os serviços de streaming estão cada vez mais populares no Brasil e aposto que mais da metade dos internautas do país tenham uma conta em algum dos programas mais conhecidos…

Ver Post
Anima Mundi e o Centenário da Animação Brasileira
terça-feira, 16h25
Anima Mundi e o Centenário da Animação Brasileira

O Anima Mundi 2017 vai acontecer nos dias 14 e 23 de julho, no Rio, e esse ano conta com uma programação especial em comemoração aos 25 anos do festival…

Ver Post
Star Wars: O Despertar da Força Ganha Cartaz Oficial
segunda-feira, 16h30
Star Wars: O Despertar da Força Ganha Cartaz Oficial

  O lançamento do novo capítulo da franquia Star Wars está cada vez mais próximo e, por causa disso, podemos esperar nos próximos meses muitas novidades e conteúdo promocional sobre o filme.…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com