Precisamos Falar Sobre a Família de Rey

des1070_jpeg_4k_pub_1dc59ce6

Aviso que este artigo contém spoilers sobre Star Wars: O Despertar da Força. Caso ainda não tenha visto o filme (o que você está fazendo? vá logo assistir!) mantenha a distância. Depois de assistir ao filme, confira minha resenha aqui.

Uma das questões mais importantes levantadas por O Despertar da Força é referente à família de Rey. Assim como Luke Skywalker em Guerra nas Estrela—o filme original—, Rey é uma jovem órfã que foi abandonada em um planeta desértico—no caso, Jakku. Nenhuma informação foi apresentada sobre o paradeiro dos pais da protagonista e, considerando o histórico de Star Wars com linhas familiares, (Luke é filho de Vader; Luke e Leia são irmãos) não é estranho supor que alguma relação entre Rey e outro personagem—provavelmente alguém ligado à Força, o que explicaria a grande afinidade de Rey com ela—seja revelada nos futuros filmes da franquia. A seguir, exponho algumas de minhas teorias (pensadas juntamente com partes de teorias elaboradas por outras pessoas) que podem ajudar a entender um pouco mais sobre o passado da personagem.


Rey é filha de Luke

Essa é, provavelmente, a teoria mais discutida no momento: Rey seria filha de Luke com alguma personagem não explicitada e teria sido abandonada em Jakku após o pai decidir entrar em exílio. Isso explicaria o fato do sabre de luz de Luke—que também já foi de Anakin—ter escolhido a jovem no palácio de Maz, em Takodana. Porém, apesar de achar que tudo indica que essa teoria é a mais provável, alguma coisa nessa história não faz sentido para mim. Em primeiro lugar, eu não acredito que Luke abandonaria uma filha, especialmente com o histórico familiar dele. Em segundo lugar, se Rey fosse mesmo filha de Luke, ela certamente se lembraria dele—a menos que ele tivesse apagado a memória dela, para protegê-la de algo. Será que a reação de Luke no final de O Despertar da Força é de reconhecimento por ver a filha após tanto tempo? Para mim, ele só esboça algum tipo de reação mais profunda quando Rey apresenta seu antigo sabre de luz; o que faz sentido, visto que ele provavelmente imaginara-o perdido para sempre na Cidade das Nuvens.


Rey é filha de Leia e Han

Outra possível teoria diz que Rey seria, na verdade, sobrinha de Luke e irmã de Kylo Ren. Ao mesmo tempo que eu acho essa uma boa possibilidade, (já que o fato de Rey e Kylo serem irmãos daria um sentido muito maior ao conflito entre eles) eu não vejo razão que levaria Leia a abandonar sua filha com um comerciante escuso em Jakku. Colocar Rey na mesma família que Luke e Anakin certamente explicaria sua afinidade com o sabre e com a Força; colocar ela como filha de Solo tornaria a dinâmica dos dois em O Despertar da Força ainda mais especial. Mas, mesmo assim, o fato de Leia e Solo não terem se manifestado de nenhuma maneira ao verem o que, aparentemente, seria a filha deles é suspeito.


Rey é filha de Han, não de Leia

Será que o afastamento entre Han e Leia foi causado somente pela virada do filho deles para o lado negro da Força? Ou será que Solo também andava pulando a cerca por aí? Colocar Rey como filha de Solo—e, portanto, herdeira natural dele—daria sentido ao fato de que ela assume o comando da Millenium Falcon ao final de O Despertar da Força. Talvez Han nunca tivesse conhecido direito sua filha, visto que ela era ilegítima, o que explicaria o não-reconhecimento dela. Paralelamente, ambos parecem ter muito em comum: o mesmo estilo, a mesma facilidade de pilotar grandes naves, além de uma química fantástica. Essa teoria, contudo, não explica a grande afinidade que Rey tem com a Força.


Rey é neta de Obi-Wan ou Mace Windu

Calma, calma, antes que você ache isso absurdo demais e desconsidere a lista inteira deixe-me expor os meus argumentos! Nós não conhecemos muito sobre a vida de Ben Kenobi entre os episódios III e IV; é provável que, com o fim da Ordem, Ben tenha resolvido ignorar o voto de castidade dos Jedi e decidido formar uma família. Lembre-se que o sabre de luz de Anakin ficou muito tempo com Obi-Wan: talvez ele tenha reconhecido alguma coisa do antigo Jedi em Rey. Em relação a Windu, nós todos sabemos que ele morreu em A Vingança dos Sith—ou será que ele morreu mesmo? Nós nunca chegamos a ver o corpo dele e, como é de conhecimento popular, sem corpo não há crime. É possível que Windu tenha sobrevivido ao confronto com Darth Sidious e ficado escondido durante todos esses anos. De maneira semelhante a Kenobi, ele pode ter formado família e Rey pode ser sua neta. Tanto um caso quanto o outro explicariam a enorme afinidade de Rey com a Força—Kenobi e Windu eram dois dos melhores Jedi de toda a Ordem. E o segundo caso ainda possibilitaria uma reaparição de Samuel L. Jackson nos episódios VIII e IX. Quão legal seria isso?


Rey e Finn são irmãos

Vocês se lembram de toda a tensão sexual que existia entre Luke e Leia no começo? Lembram que depois eles foram revelados como irmãos, deixando uma geração inteira incrivelmente desconfortável? Já imaginou se a mesma coisa acontece entre Rey e Finn? Não sabemos nada sobre a família de nenhum dos personagens, apenas que Finn foi sequestrado e transformado em Stormtrooper quando criança e Rey foi abandonada por volta da mesma época. E se os pais de ambos, após o sequestro do filho, tivessem decidido sair à procura dele e acabaram se perdendo? Enquanto eles procuravam o filho, eles teriam deixado sua filha em Jakku, com a esperança de voltar logo com toda a família reunida. Ok, eu sei que essa teoria é extremamente improvável, mas ajudaria a explicar a aparente facilidade que Finn teve com o sabre de luz. Talvez ele também tenha algum tipo de afinidade com a Força, em um nível mais fraco que a irmã, o que espelharia perfeitamente a relação com a Força de Leia e Luke.


Rey é descendente de Jar Jar Binks

Ok, agora já fui longe demais.

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

Comentários
11 Filmes Para Celebrar o Dia Internacional da Mulher
domingo, 23h58
11 Filmes Para Celebrar o Dia Internacional da Mulher

  1. E O Vento Levou… (1939) Para os que seguem a linha mais clássica não há escolha melhor para comemorar esse dia. Em E O Vento Levou…, somos apresentados…

Ver Post
Unbreakable Kimmy Schmidt é Mais Um Acerto da Netflix
terça-feira, 23h31
Unbreakable Kimmy Schmidt é Mais Um Acerto da Netflix

    E as minhas preces finalmente foram ouvidas e estreou uma série de comédia que me viciou no primeiro episódio, algo que não acontecia desde 2009, quando Modern Family…

Ver Post
Diretor de “O Apartamento” Não Vai Ao Oscar e Faz Duras Críticas a Trump
quarta-feira, 20h47
Diretor de “O Apartamento” Não Vai Ao Oscar e Faz Duras Críticas a Trump

E na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar, quem levou a estatueta dourada foi um título vindo de longe, de terras que abrigam Pasárgada e é um mistério para…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com