Especial Festival do Rio: Crítica de Garota Exemplar

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votes, average: 0,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.

David Fincher é, certamente, um daqueles diretores que não tem mais nada o que provar, cineasta de uma filmografia invejável, o diretor está de volta aos cinemas com o suspense Garota Exemplar (Gone Girl).

 

Garota Exemplar Ben Affleck Rosamund Pike

Reprodução: Google

 

Na tarde de seu quinto aniversário de casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) descobre que sua mulher, Amy (Rosamund Pike), desapareceu. A polícia suspeita que o próprio Nick esteja envolvido apesar de ele insistir que é inocente.

 

Através de pequenas pistas deixadas por Amy, a polícia chega a conclusão de que Nick não era um bom marido e de que ele teria o motivo e a capacidade de matar a esposa.

 

O filme utiliza flashbacks para nos mostrar o início do relacionamento e os altos e baixos de 5 anos de casamento e mais alguns anos de namoro. Essa mistura entre o passado e o presente ajuda a alimentar a dúvida que surge tanto na polícia quanto no espectador. Será que Nick é culpado? Ou apenas um mau marido?

 

Apesar de seus defeitos, Nick, consegue conquistar nossa simpatia. Ele se vê numa situação que nenhum de nós gostaria de estar, sendo julgado pela polícia, pela mídia e seus familiares, num mundo onde as aparências parecem ser mais importantes do que a verdade.

 

Uma coisa que tenho a afirmar sobre Garota Exemplar é que quanto menos você souber sobre o enredo melhor será a sua experiência no cinema. Prefiro não dizer quais são, mas posso adiantar que o filme é repleto de reviravoltas.

 

Um elemento que não esperava ver muito na história é a comédia, pode parecer um pouco estranho, mas o filme é muito engraçado, digo isso como um elogio, pois a roteirista, e também autora do livro, Gillian Flynn conseguiu dar um tom mais humorístico ao filme sem transformá-lo numa piada. São vários momentos engraçados, muitos deles protagonizados por Go, irmã de Nick.

 

Tanto Ben Affleck quanto Rosamund Pike estão perfeitos no papel de Nick e Amy, respectivamente. E, no melhor estilo Mãe Dináh, prevejo que os dois serão fortes candidatos ao Oscar, principalmente Pike, uma atriz que admiro e sempre estranhei porque Hollywood nunca foi  “com a cara dela”.

 

Rosamund Pike Pride and Prejudice

Fonte: Tumblr.com

 ” Olha como eu sou fofa. Por que vocês não gostam de mim Academia?”

 

Além dos dois atores e suas performances primordiais, outra razão para assistir Garota Exemplar é o grande diretor David Fincher, esse homem sabe tudo sobre criar uma atmosfera perfeita de suspense. Penso que se Hitchcock fosse vivo, com certeza, ele seria fã de Fincher – ou o odiaria por ele ser tão bom diretor.

 

Por falar em Hitchcock, Garota Exemplar lembra muito um de seus filmes mais famosos, Disque M Para Matar, mas com o marido no papel de Grace Kelly.

 

Também não posso deixar de citar a fantástica trilha sonora composta por Trent Reznor, já um antigo colaborador de David Fincher. As músicas conseguem aumentar ainda mais a tensão nos momentos mais reveladores de Garota Exemplar.

 

Os fãs do livro não devem ficar desapontados, pelo contrário, as pequenas mudanças deram uma certa agilidade para a narrativa, livrando-se de partes que no livro ficaram longas demais.

 

Mas, aí você me pergunta – “É melhor que o livro?”

 

Cheguei a conclusão que sim, o filme consegue ser ainda melhor que o livro, ou pelo menos tão bom quanto. As pequenas mudanças não me incomodaram, mas puristas podem ter outra opinião.

 

Garota Exemplar é, definitivamente, nossa escolha da semana. O filme teve a sua estreia no Festival do Rio, mas entra em cartaz no circuito comercial dia 02 de outubro.

 

Corra, não ande, para o cinema mais próximo.

 

Sobre o Autor

Roberta Figueiredo
Formada em Comunicação Social, produtora independente de cinema, respira conhecimento e se alimenta de cultura. Ariana, teimosa, gosta de caminhar na praia e fazer maratonas no Netflix. ;-)

Comentários
U2 Lança De Graça Seu Novo Álbum No ITunes
terça-feira, 20h31
U2 Lança De Graça Seu Novo Álbum No ITunes

    “Songs of Innocence“, o novo álbum da banda irlandesa U2, está disponível no ITunes para download, e o melhor de tudo é que você não precisa pagar um…

Ver Post
Kong: A Ilha da Caveira – Crítica
quinta-feira, 15h34
Kong: A Ilha da Caveira – Crítica

Kong ainda é rei   Direção: Jordan Vogt-Roberts Elenco: Brie Larson, Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, Toby Kebbell, Jason Mitchell, Corey Hawkins e John C. Reilly Roteiro: Dan Gilroy, Max Borenstein,…

Ver Post
Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes Que O Ano Acabe – Parte 2
segunda-feira, 20h56
Som de Segunda: Discos Para Ouvir Antes Que O Ano Acabe – Parte 2

Hoje vamos continuar com a segunda (e última) parte dos discos que você deveria ouvir antes do ano acabar (a primeira parte você vê aqui). As cinco sugestões de hoje…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com