Divertida Mente – Crítica

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votes, average: 0,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.

 

divertidamente01

Divulgação

Divertida Mente nos apresenta Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. As cinco emoções, presentes em todos os seres humanos, nos são magistralmente apresentadas como as adoráveis e coloridas protagonistas da nova animação da Pixar.

Dirigido por Pete Docter, o longa animado é narrado por Alegria, a dirigente da Sala de Comando da mente desde o nascimento de Riley, uma menina americana de apenas onze anos. Desde então, vemos o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza se desenvolverem dentro da criança.

Conhecemos a trajetória de Riley, uma garotinha que se muda com os pais para a cidade de São Francisco e passa a viver situações com a nova cidade, a nova casa, o novo lar e a nova escola onde passa a ficar bem triste. Desta forma, a Tristeza começa a questionar qual é a real serventia na Sala de Comando, mas Alegria não consegue encontrar uma função para a colega.

divertidamente02

Alegria busca de várias formas afasta-la dos controles e botões, para que Hiley fique protegida de sentir essa emoção através do toque da Tristeza. Alegria é a guardiã de garotinha. Mas, em meio a um desses salvamentos da Alegria, acontece um grande confusão e as duas emoções escapam da sala de controle através de uma tubulação. O caos é instalado!

O filme passa a ganhar dois momentos importantes: a trajetória de Alegria e Tristeza em voltar ao Sala de Comando e Riley que busca formas de saber lidar com essa nova fase da vida sem a guardiã Alegria no controle às ações externas. Ou seja, a garotinha só pode contar com Nojinho, Raiva e Medo.

divertidamente04

É muito interessante e genial como a Pixar explica o funcionamento do cérebro.

Cada memória de Riley é representada por uma bola colorida e é encaminhada para a Sala com a cor determinada de acordo com a emoção no momento em que foi criada. Durante o dia, todas as bolsas são arquivadas no Sala de Comando e no período da noite, elas são enviadas para o Banco de Memória. Se uma memória é bem mais importante, ela fica mais brilhante e ganha o nome de memória-base.

O local responsável pelos sonhos é um grande estúdio de cinema de Hollywood com direito a astros, equipe técnica, diretores e equipamentos de gravação de filmes.  O Banco de Memórias é uma grande biblioteca, mas com esferas de memória no lugar de livros.

Com tantos ambientes ricos para explorar no longa-metragem, a direção capricha e desenvolve com muita sabedoria cinematográfica estes dois lados da história. Não deixam escapar nada, tanto que vemos em alguns momentos pontuais da animação, como é o funcionamento interno das mentes de outros personagens, como exemplo, a mãe e o pai da Hiley. O público tem a oportunidade de ver que personagens também têm o próprio universo emocional em pleno funcionamento, mas de maneiras diferentes.

No Brasil, a Disney contratou um grande time de atores para a dublagem: Otaviano Costa dubla o Medo, Dani Calabresa é a Nojinho, Léo Jaime empresta a voz para Raiva e Katiuscia Canoro interpreta perfeitamente a Tristeza.

divertidamente03

Divertida Mente é muito mais do que poderíamos aguardar de um grande filmes da Pixar. Complexo no nível de entreter do público infantil ao adulto com uma história emocionante, com uma grande mensagem e com um time personagens que deixa uma marca memóravel na história da animação. Quem diria que um filme de animação “voltado para crianças” fosse profundo o suficiente para causar grandes reflexões sobre a importância do papel de cada emoção dentro da evolução física e psicológica do ser humano. E mais, que a Tristeza, uma emoção sempre evitada e escondida para debaixo do tapete, ganhasse status de protagonista como parte crucial do crescimento de uma criança.

Pegue a sua pipoca, o seu guaraná e corra agora para os cinemas assistir Divertida Mente.

 

Sobre o Autor

Ellen Ferreira
Cineasta e Jornalista. Ama se refugiar no cinema, maratonar séries e ouvir trilhas sonoras de filmes enquanto trabalha. Gostaria de ter trocado correspondências de amizade com o genial J.R.R Tolkien e de ter dirigido os filmes da era de ouro de Hollywood. Dedicada a criar, fazer filmes, pesquisar, escrever histórias e desbravar o máximo da cultura mundial.

Comentários
Ator de Game of Thrones Revive Cena Traumática em Comercial da KFC
sexta-feira, 21h05
Ator de Game of Thrones Revive Cena Traumática em Comercial da KFC

Um novo comercial da rede de fast food KFC, veiculado no Reino Unido e na Irlanda, recruta o ator Kristian Nairn de Game Of Thrones – também conhecido como Hodor…

Ver Post
Sai o Trailer de Inherent Vice
segunda-feira, 22h53
Sai o Trailer de Inherent Vice

Finalmente, após meses de espera, e nenhuma divulgação, saiu hoje o primeiro trailer de Inherent Vice (Vício Inerente), o novo filme do Paul Thomas Anderson.     Passado em Los…

Ver Post
Vídeo Crítica Clube do Pop: “A Bela e a Fera”
sexta-feira, 21h23
Vídeo Crítica Clube do Pop: “A Bela e a Fera”

Entendo quem esteja resistente com a versão live-action de A Bela e a Fera mas não sou contra remakes. Não acredito na possibilidade de um remake ruim “estragar o original” pois…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com