Aquecimento Foo Fighters – Top 10 Clipes: #1

 

Foo Fighters está prestes a completar 20 anos mas, para alegria dos fãs, a banda está apagando essas velinhas fazendo a sua paixão pela música arder como nunca.

Além de Janeiro marcar o aniversário de Dave Grohl, seu talentoso e carismático líder, também é nesse mês que a banda irá aterrissar no Brasil para a turnê de seu novo disco, Sonic Highways.

Se você também é Foonático, sabe que eles passaram por Porto Alegre no dia 21 e em São Paulo no dia 23. Eles também vêm para o Rio de Janeiro no dia 25 (show que está sendo ansiosamente aguardado pela pessoa que vos fala, que vai cobrir tudo em primeira mão aqui para o Pipoca e Guaraná) e partem para tocar em Belo Horizonte no dia 28.

Como um aquecimento para a turnê brasuca, estamos fazendo uma contagem regressiva com os dez melhores clipes da banda, acompanhada de curiosidades sobre alguns de seus álbuns e maiores hits.

Mesmo se você ainda não curte os caras, dê uma olhada e eu te garanto – você vai ser convertido.

Até agora, já tivemos:

#10: “White Limo”

 

#9: “Next Year”

 

#8: “Walking After You”

 

#7: “Walk”

 

#6: “Long Road to Ruin”

 

#5: “Low”

 

#4: “Breakout”

 

#3: “Big Me”

 

#2: “Everlong”

 

E finalmente, no topo da nossa lista está:

1 – “Learn to Fly”

 

Sou suspeita para falar, pois esse foi o clipe que me apresentou aos Foo Fighters, de quem tenho sido fã fiel desde então. Ele não só me conquistou, como também entrou no top 20 das paradas e ganhou um Grammy em 2000 – não necessariamente nessa mesma ordem de importância, é claro. “Sabe, eu acho que clipes de rock têm que ser engraçados de assistir. Existem pessoas que têm capacidade de fazer clipes que são inovadores e instigantes, mas nós não somos uma dessas bandas”, declarou Dave, mal sabendo que boa comédia é uma das coisas mais difíceis de serem bem feitas, ainda mais em 5 minutos.

Em uma história que emula a dos filmes Aperte os Cintos, O Piloto Sumiu, a dupla Jack Black e Kyle Gass, integrantes da banda-paródia Tenacious D, tenta esconder droga na cafeteira de um avião com consequências quase desastrosas. Esse clipe é mais uma colaboração com parceiros de longa data da banda. Jack Black recebeu Grohl em vídeos e discos do Tenacious D e também aparece em “The One” e “Low”. Todos os clipes em que Black aparece mais “Big Me” e “Long Road to Ruin” têm a direção assinada por Jesse Peretz. O ex-baixista da banda The Lemonheads realmente tem mão para fazer os foonáticos rirem.

Em “Learn to Fly”, a banda inteira faz diversos papéis hilários e Dave Grohl mais uma vez mostra suas habilidades cômicas fazendo um policial, o piloto do avião, uma passageira obesa e com “larica” e, como se ainda não fosse suficiente, ele próprio e uma fã sua. Mas as piadas não eram tão bem-vindas na época do Onze de Setembro e a exibição do clipe chegou a ser proibida.

No Making of do disco There is Nothing Left to Lose, que contém “Learn to Fly”, Dave conta como a música surgiu: “Eu costumava ter um medo enorme de voar, costumava me cagar todo de medo e eu pensei que o único jeito de superar isso seria descobrir como um avião funciona. A música tem a ver com a busca por algo que vai te fazer sentir vivo, eu prefiro procurar complicação do que encontrar absolutamente nada. É sobre procurar por algum sinal de vida em algo ou em você mesmo. Eu odeio falar sobre essas merdas” – e ri.

Os tempos não eram dos mais fáceis. Antes de começarem as gravações, o guitarrista Franz Stahl foi demitido da banda. Foi aí que Dave decidiu que o disco só seria feito por ele junto ao baixista Nate Mendel e ao baterista Taylor Hawkins. No making of do trabalho, Dave declara: “Agora estamos trabalhando com menos pessoas e é mais fácil fazer uma conexão com assim, muitas das vezes. Todos nós entendemos exatamente o background de cada um e eu acho que todos nós temos fé um no outro e isso é uma coisa que nós sempre desejamos, que sempre esperamos, mas eu acho que só agora finalmente conseguimos.” Por isso, a canção “Learn to Fly” pode ser encarada de um modo metafórico também – eles realmente estavam aprendendo a fazer o que os tornaria famosos por mais muitos e muito anos a seguir.

“Esse álbum foi o primeiro no qual nós entramos no estúdio sem muita coisa. Muito desse material foi escrito dentro do estúdio, mas foi divertido, quer dizer, foi bom fazer isso pela primeira vez na minha vida e, no fim das contas, eu não mudaria nada.” Nem a gente, Dave. Nem a gente.

É por isso que esse clipe consagra o Foo Fighters como a banda de rock com alguns dos melhores clipes da história. Dave nas alturas!

p.s.: Falando neles travestidos e fazendo alusão a um filme, esse outro video do Foo Fighters aceitando o ALS Ice Bucket Challenge – e desafiando o amigo Jack Black a também fazê–lo – é uma paródia sensacional do filme Carrie, a Estranha. Imperdível, como tudo que os caras fazem.

 

Sobre o Autor

Anna Israel
Formada em Comunicação Social – Cinema pela PUC-Rio, tive a sorte de fazer intercâmbios para a UCLA, NYU e Cornell nos EUA, de conhecer alguns dos meus grandes ídolos e de ganhar prêmios com meus trabalhos. Para viver, só preciso de cinema, TV e música. Mas boas horas de sono e chocolate também vêm a calhar.

Comentários
Assista ao Primeiro Teaser de Anastasia na Broadway
quarta-feira, 16h38
Assista ao Primeiro Teaser de Anastasia na Broadway

  Anastasia (1997) é um daqueles filmes que não fez tanto sucesso na época de seu lançamento, mas que durante os anos foi ganhando muita popularidade entre os fãs de…

Ver Post
Destaques Comic-Con 2015: Batman vs Superman e X-Men: Apocalipse
sexta-feira, 18h13
Destaques Comic-Con 2015: Batman vs Superman e X-Men: Apocalipse

  O San Diego Comic-Con é, possivelmente, o maior evento nerd do planeta. Estúdios de cinema e televisão se estapeiam pela oportunidade de apresentarem seus novos projetos e criar a…

Ver Post
Aquecimento Foo Fighters – Top 10 Clipes: #8
segunda-feira, 2h29
Aquecimento Foo Fighters – Top 10 Clipes: #8

  O Foo Fighters está prestes a completar 20 anos mas, para alegria dos fãs, a banda está apagando essas velinhas fazendo a sua paixão pela música arder como nunca.…

Ver Post