A Boneca dos Seus Pesadelos: Crítica de Annabelle

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votes, average: 0,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.

 

 

 

Não é vergonhoso admitir: todos já passaram por alguma situação de profundo pavor irracional. Seja às altas horas da noite, sozinho em casa quando, de repente, escuta-se um barulho. Ou então, caminhando por ruas desertas; apressando o passo; procurando fugir de um vulto que teima em permanecer no canto do olho – uma figura que desaparece com o virar da cabeça; um ser invisível para tudo, menos para a imaginação.

O medo neste caso está, obviamente, no desconhecido: o não-ver torna-se uma importante ferramenta; ele permite que cada pessoa preencha o vácuo com seus medos próprios. O que te assusta? Vampiros, monstros, demônios, espíritos de menininhas japonesas? Seja o que for, o ignoto assumirá essa forma.

Por este mesmo motivo, muitos filmes de terror tendem a falhar em seu objetivo. Sendo uma mídia visual, o cinema não consegue proporcionar plenamente o terror oculto, preferindo investir, ao invés disso, em monstros de aspecto macabro ou sustos baratos para compensar.

Annabelle, que estreia hoje no Brasil, não foge dessa fórmula. O filme, baseado em fatos reais, conta a origem da boneca amaldiçoada do filme Invocação do Mal. Quando o casal Mia e John Form, prestes a ter um bebê, tem sua casa invadida por membros de um culto satânico, uma das bonecas da família acaba sendo possuída por um espírito demoníaco. A história é simples o suficiente; o roteiro em filmes desse tipo nunca é o mais importante, servindo apenas como desculpa para ir de uma cena aterrorizante até a outra. O grande problema em Annabelle é que essas cenas são raras e espaçadas. O resultado é que o filme fica a maior parte do tempo construindo um clima de terror que nunca chega a decolar.

 

Verdadeira Annabelle

 

“A verdadeira Annabelle. Ela parece um pouco com a Emília do Sítio do Picapau Amarelo.”

 

Não que não tenha momentos bons: a cena em que Mia está tentando pegar o elevador no porão escuro de seu apartamento é bem feita e deixa o espectador tenso. Mas isso não é o suficiente para compensar a direção fraca do inexperiente John R. Leonetti. Suas maiores credenciais são como diretor de fotografia, e isso fica aparente em Annabelle: alguns ângulos e imagens são bem executados, mas o filme não tem foco. Os atores – Annabelle Wallis, Ward Harton, Alfre Woodard – estão irregulares e a trama simplesmente desinteressa depois de alguns minutos.

Isso é uma pena; Invocação do Mal é um bom filme e a história na qual ele é baseado é promissora. Aos que não sabem, realmente existe uma boneca chamada Annabelle, que dizem ser possuída por um espírito. De acordo com relatos, a boneca costumava mudar de posição sozinha e chegou a infligir dano físico em uma ou duas ocasiões. Infelizmente, o único dano que Annabelle causa no espectador é em sua paciência; no final, o único medo suscitado é de que isso vire franquia.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Daniel Lomba
Um entusiasta de cultura em todas as suas formas.

Comentários
Divulgada a Primeira Foto de “Inumanos”, a Mais Nova Série da Marvel
sexta-feira, 5h46
Divulgada a Primeira Foto de “Inumanos”, a Mais Nova Série da Marvel

A mais nova investida da Marvel para a TV, Inumanos, teve a sua primeira foto divulgada hoje no site da Entertainment Weekly. Nela, vemos pela primeira vez a caracterização dos…

Ver Post
Primeiro trailer do documentário sobre Amy Winehouse
quinta-feira, 14h12
Primeiro trailer do documentário sobre Amy Winehouse

Já tem quase quatro anos que perdemos uma das maiores vozes dos últimos tempos. Confesso que desde então não consigo ver ou ouvir algo de Amy Winehouse sem pensar no…

Ver Post
Trailer de Homem-Formiga Introduz Novo Herói do Universo Cinemático Marvel
quarta-feira, 11h12
Trailer de Homem-Formiga Introduz Novo Herói do Universo Cinemático Marvel

  Depois de uma prévia feita só para formiga ver (veja abaixo), a Marvel finalmente lançou na íntegra o tão aguardado teaser trailer de Homem-Formiga. O vídeo teve a sua…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com