4 Clássicos do Cinema Terror Para Você Assistir Nesse Halloween

 

Halloween é uma ótima época para comer doces, adotar gatos pretos e curtir festas à fantasia, mas não somente isso; se nenhuma das outras alternativas lhe agrada considere assistir aos filmes dessa lista feita com muito carinho por uma grande fã de clássicos do cinema terror.

 

O Massacre da Serra Elétrica / The Texas Chainsaw Massacre (Tobe Hooper, 1974)

Clássico do Cinema Terror: O Massacre da Serra Elétrica

Reprodução: Google

 

Considerado o criador do gênero slasher, esse filme e Halloween, são os clássicos definitivos desse subgênero; e não é à toa, até quem nunca viu o filme reconhece que Leatherface, o maníaco alucinado que manuseia a serra elétrica enlouquecidamente, é uma das figuras mais assustadoras do cinema moderno.

O Massacre da Serra Elétrica, conta a história de um grupo de amigos em direção a uma antiga casa localizada em uma fazenda isolada. No meio do caminho eles encontram um homem pedindo carona, o que eles não sabem é que ele faz parte de uma família de canibais. O misterioso homem mostra ser muito perigoso ao cortar um dos amigos. Ele é expulso do carro, mas a partir desse momento é entendido que eles estão marcados pelo maníaco como suas próximas vítimas.

Apesar de sua aparência de filme de baixo orçamento, o Massacre da Serra Elétrica nos conquistas por seu aspecto de filme documental, se aproximando muito mais da realidade do que o remake de 2003.

O remake, diferente da obra original, não é nem um pouco revolucionário em seu estilo, até porque os realizadores decidiram passar o filme nos anos 70, mas não conseguiram capturar a essência do período, tornando o filme muito mais moderno do que era pra ser. E apesar do filme ter sido realizado em 2003 – uma época em que todas as barreiras sobre o que é possível se mostrar no cinema em matéria de horror e sangue já foram quebradas – o que é exibido parece ser algo muito inofensivo – com muito sangue – mas pouca atmosfera, característica que tornou o original um clássico.


Aniversário Macabro / Last House on the Left (Wes Craven, 1972)

 

Clássicos do Cinema Terror: Aniversário Macabro

“Você convidaria essa cara para sua festa de aniversário?”

 

Mari (Sandra Peabody) é uma moça doce e frágil, muito bonita, mas que tem uma amiga, Phyllis (Lucy Grantham), que gosta de aventuras e de quebrar regras. Os pais de Mari não gostam de Phyllis e se mantém distantes em relação à garota. Mari e Phyllis vão a um show juntas, mas quando Phyllis tenta conseguir um pouco de maconha, elas acabam encontrando dois fugitivos, a namorada, e o filho de um deles. O filho é viciado em heroína e por isso quando encontra as meninas ele não hesita em levá-las ao seu pai, mesmo sabendo que ele fará mal a elas, pois é o pai que sustenta seu vício.

Aniversário Macabro está ligada ao tema de rape revenge movies, que explora a ideia de uma mulher que foi abusada e torturada por homens e por isso merece sua vingança eliminando seu inimigos, um por um. No caso desse filme o diferencial é que quem consegue a vingança são os pais da Mary.


Halloween, a Noite do Terror / Halloween (John Carpenter. 1978)

 

Clássicos do Cinema Terror: Halloween

 

Se tivesse que escolher um filme de terror favorito, com certeza, seria esse. Um menino mata a irmã mais velha e anos mais tarde, já adulto, foge do sanatório para matar a irmã mais nova que foi adotada por outra família.

Halloween é, talvez, mais conhecido por sua famosa cena de abertura que mostra o primeiro crime de Michael Myers, vilão e figura marcante da cultura pop. O uso da câmera subjetiva em Halloween, do princípio ao fim, força o espectador a presenciar certas cenas como se ele estivesse ali, na pele do assassino mascarado. Esse recurso já foi usado em filmes clássicos como O Poderoso Chefão, e em recentes sucessos da crítica como O Escafandro e a Borboleta.

Uma curiosidade: John Carpenter, o diretor, é grande fã de Hitchcock, é possível notar isso através das várias referências à Psicose no filme, uma delas é o nome do médico de Michael Myers, Dr. Loomis (Donald Pleasence), que também era o sobrenome do personagem de John Gavin em Psicose. Outra referência foi a participação de Jamie Lee Curtis como a mocinha do filme, Laurie Strode. Curtis é filha de Janet Leigh, a mulher da famosa cena do chuveiro do clássico de Hitchcock.

Além de apresentar uma heroína mais agressiva na luta contra seu inimigo, esse filme é muito conhecido por sua trilha sonora, que cria uma atmosfera específica para o suspense exigido em stalker movies, ou filmes de perseguidor.


 

Alien, o 8º Passageiro / Alien (Ridley Scott, 1979)

Clássicos do Cinema Terror: Alien

“Moço, tem um monstro saindo da sua boca”

 

Esse filme difere dos outros pois abrange dois gêneros cinematográficos, o terror e a ficção cientifica. Sete tripulantes de uma nave espacial a caminho da Terra são surpreendidos quando a nave toma outro rumo e os leva a um planeta desconhecido de onde recebem uma mensagem, possivelmente extraterrestre. Devido a uma cláusula em seus contratos os tripulantes são forçados a averiguar quem, ou o que, enviou essa mensagem misteriosa. A partir daí só coisas ruins acontecem. Apenas uma das tripulantes, Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, parece saber exatamente o que está fazendo, e como salvar a todos, se mostrando mais capaz que seu próprio líder.

Uma das características mais marcantes de Alien é a inversão de papéis em relação ao estereótipo da mulher em filmes que se passam no espaço. Geralmente, quando há algum papel feminino nesse tipo de gênero a personagem é vista apenas como um rostinho bonito que depende da ajuda de um homem para sair de alguma enrascada.

Muitas das heroínas modernas devem muito a personagem de Weaver; as protagonistas de Pânico, de O Massacre da Serra Elétrica (2003), e de praticamente todos os filmes de ação foram moldadas a partir de Ripley.

Curiosidade para os cinéfilos de plantão: Ripley era um homem no script original, a decisão de transformá-lo em uma mulher e escolher uma atriz desconhecida foi uma grande aposta que vingou nas bilheterias.

Sobre o Autor

Roberta Figueiredo
Formada em Comunicação Social, produtora independente de cinema, respira conhecimento e se alimenta de cultura. Ariana, teimosa, gosta de caminhar na praia e fazer maratonas no Netflix. ;-)

Comentários
Cinema do Rio de Janeiro Promove Maratona Especial Zumbi
quinta-feira, 15h32
Cinema do Rio de Janeiro Promove Maratona Especial Zumbi

    O Estação Net Botafogo, conhecido por seus eventos alternativos de cinema, está promovendo, na madrugada de sexta para sábado(1º de outubro), uma maratona que vai deixar todos os…

Ver Post
Simplesmente Amor Ganha Curta Especial Para o Red Nose Day
terça-feira, 15h53
Simplesmente Amor Ganha Curta Especial Para o Red Nose Day

Após 14 anos, o elenco de Simplesmente Amor (Love Actually) se reuniu para gravar um especial para o Red Nose Day, uma campanha anual com o objetivo de arrecadar fundos…

Ver Post
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Globo de Ouro 2015
terça-feira, 17h59
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Globo de Ouro 2015

  O Globo de Ouro é para alguns  a melhor premiação do Awards Season americano, o Oscar consegue ser um pouco monótono e longo demais, o SAG quase ninguém conhece…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com