3 Filmes Para Fãs De Música

Diversos filmes já foram feitos para falar sobre a história da música. Musicais, documentários, cine-biografias. Para os amantes das boas canções, fizemos uma lista com três filmes bem bacanas que falam sobre o universo musical.

 

 

 

cadillac

 

Cadillac Records (2008)

Esse filme conta a história real de Leonard Chess (Adrien Brody), um judeu que vive em Chicago e resolve abrir um bar num bairro de negros. Após conhecer uma produtora musical que procurava por artistas na região, ele indica o músico Muddy Waters (Jeffrey Wright) para gravar uma faixa. Surge então a Chess Records, uma fábrica de hits e de estrelas do blues e R&B, como Little Walter (Columbus Short) e Chuck Berry (Mos Def).

Chuck se torna uma das maiores estrelas da gravadora e influencia o surgimento do Rock and roll. Outra estrela que se destaca na Chess Records é Etta James, interpretada por Beyoncé, que recebeu algumas indicações pelo papel – incluindo BET Awards e Satellite Awards. Um dos destaques do filme é a cena em que a cantora/atriz interpreta “At Last”, um dos maiores sucessos de Etta James, cuja versão para o cinema foi premiada no Grammy.

O filme é dirigido por Darnell Martin uma aula para quem ainda não conhece a história da música negra americana.

 

across the universe

 

Across The Universe (2007)

Baseado em músicas dos Beatles, o musical se passa durante a Guerra do Vietnã, quando o britânico Jude (Jim Sturgess) resolve ir para os Estados Unidos procurar pelo pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson) e a irmã Lucy (Evan Rachel Wood), por quem Jude fica apaixonado. Max abandona a faculdade, viaja com Jude para Nova Iorque e Lucy vai atrás para levar a carta de convocação à guerra para Max.

Quando o irmão vai para o campo de batalha, Lucy se torna uma ativista, enquanto Jude tenta se adaptar à Big Apple e procurar um emprego. O conflito acontece quando Lucy passa a se dedicar mais à revolução do que ao relacionamento. O que torna o filme interessante são os amigos que eles fazem na cidade e as músicas que compõem a trilha. Algumas passagens mais psicodélicas podem incomodar em alguns momentos.

O musical traz a participação de Bono Vox, que canta “I Am The Walrus”, e Joe Cocker, que interpreta uma versão incrível de “Come Together”.

 

loud

 

It Might Get Loud (2008)

Documentário de 2008 une três guitarristas que fizeram o nome em três das bandas mais incríveis do mundo. The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin e Jack White, do White Stripes. Dirigido por Davis Guggenheim, o filme mostra a formação de cada um dos músicos e como é o processo criativo deles.

A cena inicial é, sem dúvidas, a mais marcante do documentário. Nela, White aparece montando uma guitarra com uma garrafa de refrigerante, um pedaço comprido de madeira, alguns pregos, uma corda e um captador. Esta sequencia mostra a genialidade de um músico que consegue tirar som de um simples instrumento.

It Might Get Loud também faz um passeio pela história do rock a fim de mostrar as influências de cada artista, das raízes do blues ao punk. Além disso, o filme presenteia os fãs das seis cordas com pequenas jam sessions entre os três músicos.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Sonic Highways: Foo Fighters Confirma Novas Participações em Série e Disco
sexta-feira, 11h55
Sonic Highways: Foo Fighters Confirma Novas Participações em Série e Disco

O novo álbum do Foo Fighters, Sonic Highways, provavelmente é um dos mais esperados do ano. Com lançamento marcado para 10 de novembro, a banda anunciou na quarta-feira (10) algumas…

Ver Post
Show Review: Queens of the Stone Age no Rock in Rio 2015
terça-feira, 16h08
Show Review: Queens of the Stone Age no Rock in Rio 2015

  Começo esse post dizendo que, em todas as minhas críticas de shows, vou sempre falar do ponto de vista de uma fã, relatando minhas próprias experiências, impressões e opiniões.…

Ver Post
You’re The Worst: A Comédia Que Você Provavelmente Não Está Vendo
quarta-feira, 18h59
You’re The Worst: A Comédia Que Você Provavelmente Não Está Vendo

    O que acontece quando duas pessoas auto-destrutivas e tóxicas se apaixonam e decidem embarcar em um relacionamento? Simplesmente uma das melhores comédias ao ar atualmente na televisão americana.…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com