3 Filmes Para Fãs De Música

Diversos filmes já foram feitos para falar sobre a história da música. Musicais, documentários, cine-biografias. Para os amantes das boas canções, fizemos uma lista com três filmes bem bacanas que falam sobre o universo musical.

 

 

 

cadillac

 

Cadillac Records (2008)

Esse filme conta a história real de Leonard Chess (Adrien Brody), um judeu que vive em Chicago e resolve abrir um bar num bairro de negros. Após conhecer uma produtora musical que procurava por artistas na região, ele indica o músico Muddy Waters (Jeffrey Wright) para gravar uma faixa. Surge então a Chess Records, uma fábrica de hits e de estrelas do blues e R&B, como Little Walter (Columbus Short) e Chuck Berry (Mos Def).

Chuck se torna uma das maiores estrelas da gravadora e influencia o surgimento do Rock and roll. Outra estrela que se destaca na Chess Records é Etta James, interpretada por Beyoncé, que recebeu algumas indicações pelo papel – incluindo BET Awards e Satellite Awards. Um dos destaques do filme é a cena em que a cantora/atriz interpreta “At Last”, um dos maiores sucessos de Etta James, cuja versão para o cinema foi premiada no Grammy.

O filme é dirigido por Darnell Martin uma aula para quem ainda não conhece a história da música negra americana.

 

across the universe

 

Across The Universe (2007)

Baseado em músicas dos Beatles, o musical se passa durante a Guerra do Vietnã, quando o britânico Jude (Jim Sturgess) resolve ir para os Estados Unidos procurar pelo pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson) e a irmã Lucy (Evan Rachel Wood), por quem Jude fica apaixonado. Max abandona a faculdade, viaja com Jude para Nova Iorque e Lucy vai atrás para levar a carta de convocação à guerra para Max.

Quando o irmão vai para o campo de batalha, Lucy se torna uma ativista, enquanto Jude tenta se adaptar à Big Apple e procurar um emprego. O conflito acontece quando Lucy passa a se dedicar mais à revolução do que ao relacionamento. O que torna o filme interessante são os amigos que eles fazem na cidade e as músicas que compõem a trilha. Algumas passagens mais psicodélicas podem incomodar em alguns momentos.

O musical traz a participação de Bono Vox, que canta “I Am The Walrus”, e Joe Cocker, que interpreta uma versão incrível de “Come Together”.

 

loud

 

It Might Get Loud (2008)

Documentário de 2008 une três guitarristas que fizeram o nome em três das bandas mais incríveis do mundo. The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin e Jack White, do White Stripes. Dirigido por Davis Guggenheim, o filme mostra a formação de cada um dos músicos e como é o processo criativo deles.

A cena inicial é, sem dúvidas, a mais marcante do documentário. Nela, White aparece montando uma guitarra com uma garrafa de refrigerante, um pedaço comprido de madeira, alguns pregos, uma corda e um captador. Esta sequencia mostra a genialidade de um músico que consegue tirar som de um simples instrumento.

It Might Get Loud também faz um passeio pela história do rock a fim de mostrar as influências de cada artista, das raízes do blues ao punk. Além disso, o filme presenteia os fãs das seis cordas com pequenas jam sessions entre os três músicos.

Sobre o Autor

PH Rosa
Jornalista, autor de contos que nunca viram a luz do dia, viciado em música e comprador compulsivo de livros, discos e tênis. Se diz bom amigo, mas prefere ir ao cinema sozinho. Ama descobrir novos sons e escrever sobre canções que causam arrepio.

Comentários
Eu Não Sou Seu Negro – Crítica
sexta-feira, 16h33
Eu Não Sou Seu Negro – Crítica

Notas de Um Filho Nativo Direção: Raoul Peck Roteiro: James Baldwin Enquanto era vivo, James Baldwin nunca cansou de se reinventar: ele já era um escritor renomado e uma voz importante dentro…

Ver Post
Quinta da Nostalgia: Rope (Festim Diabólico)
quinta-feira, 15h45
Quinta da Nostalgia: Rope (Festim Diabólico)

  Nesse mesmo dia, em 1946, estreava nos cinemas Festim Diabólico, o primeiro filme colorido de Alfred Hitchcock. A película tem como destaque o ator James Stewart, um dos colaboradores…

Ver Post
Finalmente! Sai o Primeiro Trailer de A Bela e a Fera
terça-feira, 1h58
Finalmente! Sai o Primeiro Trailer de A Bela e a Fera

O mestre não é tão terrível quanto parece.   A versão live-action de uma das animações de maior sucesso da Disney (e a primeira a ganhar uma indicação ao Oscar),…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com