11 Filmes Para Celebrar o Dia Internacional da Mulher

 

Hollywood's Greatest Year: The Best Picture Nominees of 1939

1. E O Vento Levou… (1939)

Para os que seguem a linha mais clássica não há escolha melhor para comemorar esse dia. Em E O Vento Levou…, somos apresentados a mimada, e fabulosa, Scarlett O’Hara. Ela não é perfeita, toma decisões erradas, sofre o pão que o diabo amassou, mas, apesar de tudo, ela prevalece. Scarlett é o que hoje chamaríamos de diva poderosíssima.

 

 

THE HELP

2. Histórias Cruzadas (2011)

Um filme que se passa nos anos 60, numa pequena cidade do Mississipi, onde Jackson (Emma Stone) persegue o sonho de ser escritora indo contra a vontade da família e desafiando os paradigmas da sociedade da época. Ela consegue realizar seu sonho escrevendo um livro que revela o difícil relacionamento entre patroas e criadas num momento quando a população ainda não havia acordado para o movimento dos direitos civis. Assim como o livro, o filme também relata todos os preconceitos e abusos cometidos pelas madames da cidade. Mas, não se preocupe, o filme tem uma mensagem relativamente positiva – e como nós sabemos, as coisas hão de melhorar.

Filmes para assistir no dia internacional da mulher

3. Thelma e Louise (1991)

Em uma época não muito distante, quando Ridley Scott ainda fazia bons filmes, Thelma e Louise conquistou a crítica e o público com o drama de duas amigas, que fugindo de seus problemas em casa, se juntam em uma viagem de carro pelos EUA. Uma história de amizade e descoberta pessoal, com muita ação e grandes momentos entre as duas protagonistas, Susan Sarandon e Geena Davis.

 


A noiva

4. Kill Bill: Vol. 1 (2003) e 5. Kill Bill: Vol. 2 (2004)

Se o seu estilo é mais ação, com certeza, uma boa opção para hoje é Kill Bill. A saga da Noiva, que sai em busca de vingança – ou justiça, se preferir –  punindo aqueles que tentaram matá-la, já alcançou o nível de filme cult, e isso não é à toa, o diretor Quentin Tarantino é bem conhecido por seus personagens épicos. Se conseguir ignorar o uso exagerado de sangue, Kill Bill pode ser muito divertido, ainda mais se imaginarmos os vilões como as pessoas que nos injustiçaram em algum momento da vida.

 


frida pipoca

6. Frida (2002)

Não poderíamos deixar esse de fora. A filmografia da polêmica pintora Frida Kahlo, além de uma belíssimo filme – com uma ainda mais bela trilha sonora – faz jus a um dos maiores ícones contemporâneos da história da arte. Frida, interpretada por Salma Hayek, se mostra confiante em seu talento e sua posição como mulher, mesmo quando seu relacionamento conturbado com o marido e sua saúde ameaçavam destruir seu espírito.

 


Bridget Jones 2

7. O Diário de Bridget Jones (2001)

Há quem diga que Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma bela representação da mulher moderna. Nem todas temos amor a bebida e problemas com peso, mas todas sabemos o que é sofrer sob a expectativa de perfeição da sociedade, e assim como Bridget, todas nós conseguimos sair por cima no final de tudo.

 


A-HORA-MAIS-ESCURA

8. A Hora Mais Escura (2012)

Esse filme está aqui por dois motivos: sua protagonista, Jessica Chastain, e sua diretora, Kathryn Bigelow. Esse é, talvez, o melhor momento da carreira das duas (até a presente data).

Após ganhar o Oscar de Melhor Diretor, e ser a primeira mulher a recebê-lo, Kathryn Bigelow se arriscou numa trama que poderia ter dado muito errado, os “bastidores” da busca e captura de Osama Bin Laden. O que parecia ser impossível há alguns anos, agora é uma memória distante que vale a pena ser revisitada em A Hora Mais Escura.

 

Uma Equipe muito especial

9. Uma Equipe Muito Especial (1992)

O elenco por si só já garante a esse filme um lugar na nossa lista, Geena Davis, Rosie O’Donnel e Madonna (sim, aquela Madonna). Ah, um “atorzinho” não muito conhecido que atende pelo nome de Tom Hanks também está no elenco, mas ele não vem ao caso no meio de tantas mulheres maravilhosas ( ainda gostamos de você,Tom).

A premissa, além de interessante, é baseada em fatos reais; quando os homens americanos foram convocados para lutar na Segunda Guerra Mundial muitas das vagas disponíveis em sua ausência foram preenchidas por mulheres. Isso aconteceu no esporte também,  os donos dos times de baseball, para não perder dinheiro, investiram em uma liga feminina de baseball, o que a princípio não deu muito certo, mas rendeu uma bela história.

Além disso, o filme tem o privilégio de ser dirigido por uma das mulheres mais bem-sucedidas de Holywood, a atriz/diretora Penny Marshall.

 

boysdontcry

10. Meninos Não Choram (1999)

Mais um filme dirigido por uma mulher. Antes de assumir a direção do péssimo remake de Carrie, A Estranha, Kimberly Peirce ficou muito conhecida pelo impactante Meninos Não Choram.

Essa é a história verídica de Brandon Teena, uma transsexual que se identifica como homem e engata em um relacionamento com uma mulher, em uma pequena cidade de Nebraska. Infelizmente, Brandon é descoberto pelos moradores da cidade o que acaba sendo fatal para ele.

Curiosidade: esse filme rendeu a Hillary Swank seu primeiro Oscar.

 

Precisamos falar sobre kevin

11. Precisamos Falar Sobre Kevin (2011)

Essa pode parecer uma escolha estranha para esse tópico, apesar do personagem Kevin aparecer no título do filme, a história é sem dúvida sobre a mãe dele, interpretada maravilhosamente bem por Tilda Swinton, uma mulher que após uma tragédia inconcebível perdeu tudo de mais importante na vida, e apesar de ser consumida por um sentimento de culpa, ainda tenta, de alguma forma, reconstruir sua vida. Devido ao espírito sobrevivente da protagonista, Precisamos Falar Sobre Kevin não poderia faltar na nossa lista.

Sobre o Autor

Roberta Figueiredo
Formada em Comunicação Social, produtora independente de cinema, respira conhecimento e se alimenta de cultura. Ariana, teimosa, gosta de caminhar na praia e fazer maratonas no Netflix. ;-)

Comentários
Lançamentos da Sony Pictures em 2016: “As Caça-Fantasmas”, “Anjos da Noite 5”, “Jumanji” e Mais…
terça-feira, 16h20
Lançamentos da Sony Pictures em 2016: “As Caça-Fantasmas”, “Anjos da Noite 5”, “Jumanji” e Mais…

    Apesar de ainda estar sofrendo com as repercussões do vazamento de dados que ocorreu ano passado, o estúdio de cinema Sony Pictures está mostrando que ainda tem muito…

Ver Post
HBO GO: Atualização do Serviço Permite Assinatura Sem TV a Cabo
terça-feira, 22h23
HBO GO: Atualização do Serviço Permite Assinatura Sem TV a Cabo

    A HBO anunciou hoje (27) o lançamento de uma nova versão da HBO GO, seu serviço de Vídeos on Demand (VOD) pela internet. A plataforma online trará novas…

Ver Post
Fuller House: Primeira Temporada – Crítica
terça-feira, 15h05
Fuller House: Primeira Temporada – Crítica

    Quando a Netflix anunciou ano passado que estaria preparando um spin-off da amada série dos anos 90, Full House, muitos dos fãs ficaram animados com o que serviço…

Ver Post
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com